Embalagem personalizada para ótica: como fazer e quais as vantagens
Uma ferramenta importante para aumentar as vendas de um comércio de óculos é usar embalagem personalizada para ótica.
Muitos empreendimentos e segmentos, como o de bebidas, já começam a usufruir dos benefícios do uso de sacolas personalizadas. Agora, chegou a hora das óticas e empresas de oftalmologia experimentarem os mesmos benefícios.
Se você ainda não sabe se deve ou não investir em embalagem personalizada para ótica, confira a seguir algumas das vantagens de utilizar esse recurso na sua empresa.
O que é uma embalagem personalizada para ótica?
Toda loja precisa oferecer uma embalagem para que os clientes levem seus produtos para casa. Para muitos, trata-se de um custo; para outros, é uma excelente oportunidade de fazer marketing e fortalecer a sua marca.
A embalagem personalizada para ótica é exatamente a opção do segundo grupo de empreendedores, que enxergam na sacola uma boa oportunidade de interagir com o cliente e com outros consumidores.
A sacola personalizada para ótica é, portanto, uma embalagem feita em papel de ótima qualidade, que permite um nível de customização enorme, uma vez que o item é impresso por um equipamento de alta definição.
Dessa forma, é possível imprimir a logo da empresa, além de outros objetos e designs modernos, de modo a causar um impacto positivo no cliente.
Além da sacola de papel, a embalagem personalizada ainda pode contar com acessórios como papel de seda ou laço para criar um conjunto mais bonito e elegante, agregando mais valor para o produto vendido.
Quais as vantagens de usar embalagem personalizada?
Existem muitas vantagens de usar uma embalagem personalizada para ótica. A primeira delas é se diferenciar dos concorrentes que usam sacolas econômicas e sem customização. Isso mostra que a sua ótica está um nível acima e oferece um serviço melhor.
A segunda vantagem é a oportunidade de marketing. Afinal, a embalagem na mão de um cliente é uma vitrine ambulante passeando por um shopping ou pelas ruas da cidade. Por isso, vale a pena explorá-la para exibir a sua marca.
Além de mostrar a logo para outras pessoas, a embalagem personalizada para ótica ainda age como um gatilho de validação social. Quando as pessoas enxergam a sacola, percebem subconscientemente que aquela empresa é aprovada pelas pessoas, pois conseguiu atingi-las com a venda. Quanto mais vezes a marca for vista, maior a validação.
Para completar, o marketing ainda pode ser feito aproveitando promoções ou situações específicas. Como você tem total liberdade para personalizar a embalagem como quiser, é possível explorar a situação.
Na Black Friday, por exemplo, dá para criar embalagens específicas que atraiam mais clientes para a sua loja. O mesmo acontece no Dia dos Namorados, Natal ou outra data comemorativa. Além disso, dá também para adicionar cupons promocionais dentro da sacola para fidelizar o cliente e alcançar uma segunda venda.
A terceira vantagem é de branding: processo de criar uma marca na cabeça das pessoas. O papel de qualidade, o uso de cores específicas e o cuidado com a personalização transmitem informações importantes para o consumidor, o que ajuda a estabelecer a sua ótica como uma marca de respeito.
Como fazer uma sacola personalizada para sua ótica?
Agora que já sabemos os benefícios de usar uma embalagem personalizada para ótica, a última pergunta que fica é como fazer esse tipo de recurso? De que maneira conseguir embalagens de qualidade para sua empresa?
O primeiro passo é encontrando um fornecedor de embalagens de qualidade, que tenha capacidade de absorver a sua demanda e trabalhar de maneira ágil para atender às suas necessidades.
Em seguida, é importante pensar na embalagem personalizada como um instrumento de marketing e que adicione valor para o seu produto. Por isso, é importante contar com um trabalho gráfico de qualidade, que use a psicologia das cores e entenda como comunicar informações importantes para o seu público.
No momento de desenvolver as embalagens, tenha especial atenção ao material escolhido para a sacola. Algumas empresas optam por usar o plástico, mas, no entanto, não é o material mais adequado para uma ótica.
O plástico é útil para uma loja que venda produtos pesados ou volumosos, já que ele é mais maleável e aguenta mais peso. No entanto, uma ótica não vende nada assim. O ideal para o segmento, portanto, é usar o papel, que é resistente o suficiente e permite maior customização.
O fato é que o plástico não permite usar muitas cores na personalização. Pela técnica silk screen, é preciso criar uma tela exclusiva para cada cor no seu desenho, o que encarece muito o projeto.
No papel, isso não acontece. Pode-se imprimir a sacola como quiser, sem adicional de preço na personalização.
Seguindo essas dicas, ficará fácil criar uma embalagem personalizada para ótica e usá-la na sua empresa. Com ela, a sua loja terá maior destaque no mercado e conquistará mais clientes, aumentando seu faturamento.
Gostou das nossas dicas? Então curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram para receber mais conteúdos!