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Criação de marca: como a imagem da sua empresa pode gerar mais vendas

Uma das principais ações de uma empresa é a criação de marca para se posicionar no mercado. Ela tem um impacto enorme nas perspectivas de crescimento da companhia tanto em número de vendas como em captação de seguidores.

No entanto, muitos empreendedores não compreendem exatamente o que significa criar uma marca, quais os seus benefícios e como esse projeto pode afetar a sua empresa. Para alguns, branding é a única coisa que importa; para outros, não serve para nada.

Todavia, a resposta deve estar em algum lugar no meio desses extremos. Vamos descobri-la? Então, siga a leitura!

O que é criação de marca?

Em primeiro lugar, é importante tirar do caminho noções preconcebidas sobre o que é, afinal de contas, o processo de criação de marca. 

Ainda há muitos fatos incompreendidos sobre o assunto, mas a melhor explicação vem de Jeff Bezos, fundador da Amazon.

Segundo ele, “sua marca é o que as pessoas falam de você quando você sai da sala”, ou seja: a impressão real que o público tem da sua empresa, sem que você estimule a opinião ou sem que as pessoas se sintam pressionadas a dar uma resposta positiva ou negativa.

É interessante notar, logo nessa definição, que o processo de criação de marca é diferente do marketing normal que você está acostumado.

No Marketing, a ideia é comunicar ao público o produto que você tem. No branding, a ideia é comunicar o que você é. Dessa forma, é possível estabelecer uma ligação emocional que gera mais do que clientes, gera defensores.

Outro aspecto importante é que o processo de criar uma marca é de toda empresa, não só das multibilionárias gigantescas como a Coca-Cola, McDonalds ou Apple, mas até mesmo de uma loja no shopping, de um e-commerce pequeno ou um supermercado de bairro.

Diante disso, é importante ter em mente que a marca só existe na relação do cliente com a empresa. Se houver público, então há marca: e menosprezá-la é um erro sério que não deve ser cometido.

Qual o impacto da marca nas vendas?

Para quem acredita que o trabalho de branding é inútil e não gera vendas, é importante começar a pensar em mudar de ideia. Afinal, as estatísticas mostram que o cenário é exatamente o oposto.

Comecemos pela estatística mais direta: um trabalho de branding consistente em todos os seus canais de comunicação gera um aumento de faturamento de 23%, segundo uma pesquisa nos EUA. Deve ser por isso, portanto, que 89% dos profissionais de marketing nos EUA assumem que a criação de marca é o principal objetivo dos seus trabalhos.

Dentre a intenção de compra dos consumidores, é possível afirmar que 91% deles garantem que preferem comprar de uma marca que seja vista por eles como autêntica do que uma que não seja.

Esses dados mostram como é importante para uma empresa ter uma estratégia de criação de marca bem definida e alinhada em toda a sua visão global de comunicação. Mas como fazer isso adequadamente quando faltam recursos para contratar uma agência de marketing de alto nível? Veja a seguir.

Como comunicar sua marca para o consumidor?

É importante que o empreendedor entenda que a sua marca é comunicada para o comprador o tempo todo, mesmo que a empresa não faça nada. É como a comunicação humana: 97% daquilo que comunicamos em uma conversa é não-verbal e só 3% é verbal.

Com o branding, é igual. Por isso, a empresa precisa ter uma abordagem consistente em todos os aspectos, desde a maneira com que os atendentes interagem com o público até sua identidade visual.

Não adianta, por exemplo, a empresa querer fazer comerciais ou anúncios na Internet para mostrar que é “descolada”, se o consumidor chegar no seu ponto físico e encontrar um sistema antiquado, com atendentes desmotivados e uma linguagem clássica.

Um dos elementos mais negligenciados por uma empresa na tarefa de criação de marca é a qualidade da embalagem personalizada utilizada para os seus produtos.

Um empresário que não se importa com branding, considera que a embalagem é “só uma sacola”, mas ele está errado. Ela é uma ponte de ligação entre o produto e o consumidor e, portanto, pode causar um efeito positivo enorme no cliente.

Um exemplo disso é a técnica de unboxing, pensada para que os e-commerces possam explorar ao máximo a experiência de receber um produto e poder abrir o pacote pela primeira vez.

Dessa forma, é importante concluir que o processo de criação de marca é complexo e constante. Ele aborda todos os elementos de interação entre uma empresa e seu cliente e, caso seja bem-feito, tende a levar a um aumento de vendas.

Para isso, no entanto, é preciso compreender o assunto e colocar em prática uma estratégia coerente, indo desde a identidade visual da empresa, estratégia de venda, opção de matéria-prima, política de salário dos funcionários, estratégia de abordagem aos clientes e, claro, as embalagens. São todos elementos que trabalham em conjunto para criar, de fato, uma marca.

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