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Como aumentar as vendas da sua ótica

Você precisa de dicas para aumentar as vendas da sua ótica? Então veio ao lugar certo. No post de hoje, traremos algumas boas estratégias que ajudarão a sua empresa a aumentar o faturamento.

Ficou curioso? Então siga a leitura para saber que estratégias são essas!

Aposte em produtos diferenciados para atrair mais clientes

É importante ter em mente que os produtos básicos que uma ótica vende, a sua concorrência também oferece. Por exemplo: exame de vista, armações e lentes customizadas são serviços de qualquer ótica.

Diante disso, para atrair mais clientes, é preciso que a sua ótica ofereça algo que só você tenha. Dessa forma, uma boa estratégia é investir na obtenção de produtos diferenciados para a sua clientela.

Assim, os clientes da região saberão que a sua ótica é a única que tem produtos de determinada marca, que oferece um serviço específico ou que tem sempre os produtos lançados mais recentemente.

Conheça o seu público para estabelecer estratégias para ele

Para aumentar as vendas da sua ótica, é importante estabelecer estratégias que são perfeitas para o seu público. Isso só pode ser alcançado, no entanto, se você conhecer bem qual é o perfil básico da sua clientela.

Uma ótica que atenda em um bairro de alto padrão, por exemplo,  terá clientes que exigirão os produtos mais recentes, de melhor qualidade e das marcas mais luxuosas do mercado. Já uma ótica que atenda em um bairro mais popular, priorizará promoções e a funcionalidade dos produtos.

Sabendo dessas diferenças, será possível estabelecer estratégias adequadas para atrair novos clientes e aumentar as vendas.

Invista em embalagens personalizadas para valorizar o seu produto

O processo de compra depende da percepção de valor dos produtos por parte dos consumidores. Se eles interpretarem que receberão mais valor do que darão na compra de uma mercadoria, então não terão muitas objeções e será mais fácil convencê-los a comprar.

Por essa razão, uma boa estratégia para vender mais é aumentar a percepção de valor nos seus produtos. Isso pode ser feito pelo uso de embalagens customizadas, que melhoram consideravelmente a apresentação do produto.

Uma ótica, por exemplo, pode se beneficiar de uma caixa rígida, com acessórios como papel de seda e laço feito com fita de cetim, para montar um belo pacote para os óculos.

Além de agregar valor aos produtos, o uso de embalagens personalizadas para óticas funciona como marketing também, atuando especialmente no subconsciente dos consumidores. 

Isso acontece por causa de algo chamado gatilhos mentais. Eles são ações ou palavras que comunicam determinado conceito para a pessoa, mesmo que ela não perceba. Um dos gatilhos mentais mais poderosos para vendas é o de validação social.

Na prática, esse gatilho comunica para o cliente que determinada loja foi validada por outros consumidores. Assim, ele compreende subconscientemente que trata-se de um bom lugar para fazer suas compras.

Esse gatilho é ativado quando o consumidor enxerga outra pessoa andando pelo shopping ou na rua carregando uma sacola personalizada com a marca da sua ótica. Isso atrai mais pessoas e ajuda a fechar mais vendas.

Crie parcerias de divulgação com outras empresas da região

Uma boa maneira de atrair mais clientes e aumentar as vendas da sua ótica é estabelecer parcerias de divulgação com as empresas da região. Essas estratégias podem assumir diversos estilos e formatos, dependendo das condições e do contexto local.

Por exemplo, as lojas de uma galeria comercial podem se unir para oferecer vagas grátis no estacionamento próximo. Para isso, basta montar um fundo comunitário para cobrir as despesas do estacionamento e entregar para os clientes uma ficha com o nome e logo de todas as lojas. Assim, mesmo quem compra com o comércio X, vai conhecer a sua ótica e visitá-la quando precisar.

Outra boa parceria de divulgação é criar promoções em conjunto com outros negócios. Uma maneira interessante de fazer isso é propor brindes para sorteios em lojas de grande movimento, como supermercados, por exemplo. Dessa maneira, todos aqueles clientes conhecerão a sua marca e poderão se tornar potenciais clientes.

Aposte nas redes sociais para aumentar as vendas da sua ótica

As redes sociais são ferramentas poderosas e democráticas, que permitem que mesmo um negócio pequeno possa competir com uma grande marca. Por isso, são instrumentos úteis para aumentar as vendas da sua ótica.

O ideal é usá-las para criar um público cativo e fiel, que visitará a sua ótica sempre que possível. Assim, você começa a trabalhar com o conceito de branding e cria uma marca forte para sua empresa.

Outra boa ferramenta é usar os recursos de geomarketing dos anúncios na rede. Eles funcionam da seguinte forma: você pode criar um anúncio e impulsioná-lo para aparecer para consumidores que estão a 500 metros ou 1 quilômetro da sua ótica.

Assim, você atinge pessoas que estão por perto, podendo oferecer brindes ou descontos para que eles conheçam seus produtos e, quem sabe, tornem-se clientes.

Seguindo as estratégias que citamos aqui, não será difícil para você aumentar as vendas da sua ótica. Lembre-se de que é importante se destacar da concorrência e atender bem todos os clientes para vender mais e, consequentemente, aumentar o faturamento.

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