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Vender no Instagram: conheça 6 dicas para ter sucesso na rede social

Atualmente, vender no Instagram é uma das grandes realidades das micro e pequenas empresas no Brasil e no mundo, enquanto as médias e grandes companhias usam a rede social para direcionar tráfego para seus sites.

O Instagram se tornou uma ferramenta para que as MPEs possam competir no mercado de igual para igual com os maiores nomes de cada segmento. 

No entanto, não são todos que conseguem se destacar no Instagram. Não é à toa: a rede social tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, sendo a segunda mais usada por pessoas e empresas.

Se você quiser vender no Instagram e transformar a plataforma em um ponto central na estratégia da sua empresa, precisa aprender como se destacar e ter sucesso na rede social.

Nós listamos 6 dicas que ajudarão no processo. Siga a leitura para saber quais são.

1. Use fotos de qualidade para vender no Instagram

O Instagram é uma rede social visual. Ao contrário do Twitter ou do Facebook que usam imagens ao lado de conteúdo em texto, todos os posts do Instagram precisam de fotos.

Aliás, na maioria dos casos os seguidores nem vão ler a legenda e verão somente a imagem postada.

Por isso, não dá para menosprezar o impacto que imagens de baixa qualidade terão na rede social. É importante postar apenas fotos com alta definição e estética agradável para gerar mais engajamento.

O ideal é tirar as próprias fotos para usar nas redes sociais. Para isso, não é preciso investir muito. Atualmente, existem kits simples com minicenários que permitem fotos lindas para seus produtos.

Se quiser, você pode até montar um cenário próprio, investindo em alguns equipamentos de iluminação e uma câmera de qualidade (ou um celular que tire fotos bonitas).

2. Mantenha um padrão estético no seu perfil

Imagine um perfil no Instagram que misture o estilo de fotos o tempo todo. Um dia, são fotos quadradas de produtos. No outro, são imagens retrato da empresa. Depois, fotos horizontais com alguma citação famosa.

Conforme o tempo passa, a mistura vai aumentando e, claro, o engajamento vai diminuindo. Isso acontece porque não há uma coerência visual dentro daquela estratégia no Instagram.

Por causa disso, os seguidores ficam confusos e não curtem o conteúdo. Com poucas curtidas, o engajamento orgânico diminui e fica mais difícil ter bons resultados sem investir em impulsionamento.

A maneira mais fácil de corrigir isso é mantendo um padrão estético no Instagram, usando a Regra dos 3 (planejar os posts de 3 em 3) e postando sempre no mesmo horário. Isso ajudará a criar um público cativo e um engajamento orgânico maior.

3. Use a segmentação para vender no Instagram

Nós já falamos mais detalhadamente sobre o uso da segmentação para vender na Internet, mas não custa relembrar algumas das nossas dicas.

A segmentação é uma ferramenta que permite direcionar o conteúdo postado na rede social diretamente para o público que mais se interessará sobre o assunto. 

Por exemplo, imagine que sua empresa vende chocolates caseiros. Nesse caso, seria possível criar uma foto com chocolates baseados em personagens em quadrinhos e direcioná-la próximo do Dia dos Namorados para atingir, dessa forma, as pessoas que gostam de filmes de super-heróis e que estejam namorando.

Dessa maneira, você aumenta a chance de vender no Instagram ao direcionar o seu conteúdo para quem tem mais probabilidade de gostar dele.

4. Invista em embalagens para vender no Instagram

Uma das vantagens de usar embalagens personalizadas com os seus produtos é aumentar o valor agregado a eles.

Vamos continuar com o exemplo dos chocolates. Imagine uma caixa customizada bonita, com uma arte de super-heróis, um papel de seda e os bombons acondicionados dentro dela. Ficaria uma bela foto, não é mesmo?

Além disso, por causa da apresentação caprichada, o público percebe mais valor naquele produto e, por isso, fica mais inclinado a comprá-lo.

5. Use o Stories para se destacar no Instagram

Um dos principais recursos para quem quer vender no Instagram é o uso dos Stories, aqueles vídeos de poucos segundos que são excluídos em 24 horas.

Uma das vantagens desse conteúdo é que ele gera mais engajamento do que as fotos normais. As razões para isso são muitas: 

  • o Stories (ainda) não está sob a lógica do algoritmo do Instagram;
  • o Stories é mais rápido e fácil de ser consumido;
  • o Stories gera mais proximidade entre a marca e os seguidores.

Por essa razão, é importante usar os Stories para mostrar o produto em ação, os bastidores da empresa ou tirar dúvidas rápidas dos seguidores.

6. Use Influenciadores para vender mais no Instagram

Um dos benefícios do Instagram é investir no Marketing de Influenciadores. Na prática, isso significa fazer parcerias com perfis de pessoas conhecidas em um determinado segmento e que possam influenciar o público a comprar os produtos da empresa.

Mantendo o nosso exemplo dos chocolates para fãs de quadrinhos, isso significaria fazer parcerias com quadrinistas ou sites de cultura pop para exibir os chocolates em suas postagens.

Essa estratégia funciona, pois mistura o benefício da segmentação (exibe o conteúdo para um público específico) com o poder do Marketing de Recomendação (que consiste em uma pessoa de confiança indicando um produto).

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil vender no Instagram e canalizar todo o poder dessa plataforma para o seu negócio. Assim, você poderá competir de igual para igual com os grandes do mercado e aumentar seu faturamento.

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