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Embalagem para e-commerce padronizada ou personalizada?

Algumas empresas preferem usar uma embalagem para e-commerce padronizada em vez de optar por sacolas e caixas personalizadas. Já outras lojas virtuais fazem exatamente o oposto: optam por embalagens personalizadas para conquistar os clientes.

Afinal de contas, qual delas está correta? Na verdade, há sequer uma resposta certa nessa questão? É o que veremos no artigo de hoje. Para saber as vantagens e desvantagens de cada tipo de embalagem, siga a leitura até o fim.

O que é uma embalagem para e-commerce padronizada?

Em poucos termos, um e-commerce pode adotar uma estratégia de embalagem padronizada ou personalizada para os seus produtos. A diferença entre ambos é bem simples: a primeira tem um visual padrão, enquanto a segunda apresenta personalização estética.

Na prática isso significa que a embalagem para e-commerce padronizada é apresentada de uma maneira neutra, normalmente em tons de papel kraft ou papelão,  tornando-se indiferenciáveis de uma loja para outra. 

Resumindo: se a Loja A e a Loja B usarem embalagens padronizadas, ninguém conseguirá saber qual produto é de qual empresa sem uma etiqueta de identificação. 

Por outro lado, a embalagem personalizada tem sua apresentação customizada para representar melhor a marca que a utiliza. Os tons de cores são coerentes com a identidade visual da empresa, a logo está presente e a embalagem vem em um formato específico, como é o caso de lojas de bebidas.

É melhor usar uma embalagem para e-commerce padronizada ou personalizada?

Essa é uma pergunta que todo dono de loja virtual faz a si mesmo. Afinal, é melhor optar por uma embalagem padronizada ou personalizada? A verdade é que cada uma é indicada para um momento por causa das suas vantagens e desvantagens.

A embalagem padronizada, por exemplo, é mais barata e mais prática. Como o formato, cores e tamanho são predefinidos, ela pode ser produzida em larga escala, o que diminui bastante seu custo. Por isso, para a empresa, pode ser uma opção mais em conta em um momento de crise.

Além disso, elas são bem práticas e rápidas para serem colocadas em uso, além de serem facilmente substituíveis. Para um lojista, fica bem fácil de armazená-las e usá-las em sua loja.

Outra vantagem é que elas não chamam atenção na transportadora ou nos Correios. Por isso, caso a loja trabalhe com produtos de luxo ou que exigem discrição, a embalagem padronizada é a mais indicada.

Já as embalagens personalizadas apresentam outras vantagens, especialmente do ponto de vista de marketing.

Como elas carregam a imagem da empresa, ajudam a estabelecer uma conexão emocional com o comprador, além de servirem como embrulhos de presente.

Por exemplo, imagine uma loja que venda vinhos. Com uma embalagem personalizada (inspirada na nossa linha Premium Drinks), uma garrafa da bebida pode ser um presente perfeito de Natal.

Além disso, as embalagens personalizadas ajudam a empresa a ganhar novos clientes de duas maneiras. A primeira é pelo gatilho mental da validação social. Isso acontece quando uma pessoa compra um produto na loja e anda pelo shopping ou cidade com a embalagem mostrando o logo da empresa. Para as outras pessoas na rua, a marca passa a ganhar validação, pois aquela sacola é a confirmação que o produto é bom o suficiente para ser vendido.

Já a segunda maneira é que a sacola exibe a marca da empresa para potenciais consumidores, lembrando-os de conferir os produtos da empresa. Isso pode ser especialmente útil, por exemplo, durante a Black Friday, quando as pessoas estão particularmente em busca de novas ofertas.

Como decidir qual a melhor para sua empresa?

Agora que já entendemos bem quais as características das embalagens para e-commerce padronizadas e personalizadas, é hora de compreender qual delas é a melhor para a sua empresa.

Em longo prazo, para as lojas que trabalham com estratégias complexas de marketing e de branding, as embalagens personalizadas são as melhores. Com elas, é possível criar estratégias de unboxing e causar um impacto positivo no consumidor. O resultado é melhor e mais intenso.

No entanto, em curto prazo ou em situações específicas (como a loja estar passando por uma crise ou vender produtos que exigem discrição), as embalagens padronizadas podem ser a melhor alternativa, já que ajudam o e-commerce com baixo custo.

Dito isso, é importante procurar o melhor fornecedor de embalagens para o seu e-commerce, pois, seja a sacola padronizada ou customizada, a qualidade do serviço do fornecedor é essencial para o sucesso da sua estratégia. Afinal, se a empresa não conseguir cumprir prazos ou fornecer embalagens de baixa qualidade, seus clientes não estarão bem servidos e isso pode respingar negativamente em sua marca.

Por isso, analise bem o histórico dos possíveis fornecedores, veja seu material e faça alguns testes antes de escolher a empresa ideal para atender a sua demanda por embalagens.

Agora você já sabe comol escolher entre embalagem para e-commerce padronizada ou personalizada e pode resolver essa questão de logística para começar a vender mais na Internet.

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