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Como agregar valor ao produto da sua loja

Você provavelmente já ouviu falar no termo “agregar valor” enquanto pesquisava por maneiras de obter mais sucesso em sua atividade empresarial. Afinal de contas, esse é um dos conceitos mais comentados por aí.

No entanto, você sabe ao certo o que é “agregar valor”? Mais do que compreender o conceito, você sabe como colocá-lo em prática e gerar mais vendas por causa disso? Se não, chegou a hora de aprender. Siga a leitura para entender como conseguirá vender mais com essa ideia.

O que é agregar valor a um produto?

Comecemos pela conceitualização do objeto: afinal de contas, o que é agregar valor a um produto? Para entender a ideia, daremos um exemplo fácil de compreender.

Imagine um carro que tenha um motor capaz de produzir 150 cavalos de potência. Por conta disso, ele possui um valor definido na cabeça do consumidor. O cliente pensa:  “Com esse carro, posso alcançar uma boa velocidade”.

No entanto, a montadora do automóvel resolve modificar o carro e instalar um novo motor. Agora, o veículo é capaz de produzir 250 cavalos de potência. O consumidor logo pensa: “Uau, esse veículo é bem rápido”.

Na prática, a ação agregou valor ao carro, ou seja: adicionou uma dose extra de valor à percepção que o consumidor já tinha sobre o produto.

Na prática, agregar valor é exatamente isso: elaborar estratégias que façam com que determinado produto seja percebido como mais valioso pelo consumidor final.

É interessante notar que, no nosso exemplo, o aumento de valor aconteceu por causa de uma melhoria objetiva, ou seja: um motor melhor do que o antigo foi colocado no carro, o que gerou mais valor.

No entanto, no dia a dia e na maioria dos produtos, o aumento de percepção de valor acontece de maneira mais subjetiva. Vejamos a seguir um exemplo simples para compreender o processo.

Suponha que você vai comprar um presente de aniversário para um familiar. Infelizmente você esqueceu da data comemorativa e está atrasado para o evento. Vai a um shopping e vê camisetas em duas lojas diferentes. Tecnicamente, os produtos são iguais. No entanto, na loja A, a camiseta vem em um embrulho de presente bonito, pronto para ser entregue ao aniversariante. Já a loja B, oferece apenas uma sacola plástica. Qual desses produtos tem o maior valor?

Perceba que, tecnicamente, as camisetas são iguais. No entanto, a apresentação e o embrulho de presente modificam a percepção de valor do consumidor, que enxerga obter mais valor pelo mesmo dinheiro na loja A.

Que estratégias adotar para agregar valor ao seu produto?

Agora que já entendemos o que é agregar valor a um produto, é hora de aprender como podemos usar essa estratégia em uma loja ou negócio.

Um dos conceitos básicos de conseguir agregar valor a um produto é alterar a percepção de um cliente. Imagine uma ótica, por exemplo, onde um par de óculos é apenas um par de óculos. No entanto, uma boa apresentação ajuda a ressaltar os pontos positivos e fazer com que o objeto seja percebido como mais valioso pelo consumidor.

Por isso, o principal passo é caprichar na apresentação do seu produto ao cliente. Invista em elementos que façam com que o consumidor perceba aquela mercadoria como sendo  mais valiosa do que a do seu concorrente.

Uma boa maneira de alcançar isso é com o uso de embalagens personalizadas de ótima qualidade. Por exemplo, usando uma caixa rígida bonita e customizada utilizando acessórios coerentes, como papel de seda, laços e selos com o logo da loja.

A apresentação informa muito mais valor e cuidado ao consumidor do que se o mesmo produto estivesse simplesmente colocado em uma prateleira sem o menor cuidado.

Outra estratégia para imprimir mais valor a sua mercadoria é preparar o espaço fixo da sua loja de maneira coerente com a sua estratégia de branding, ou seja: se a ideia é comunicar que você vende um produto de alto nível, precisa ter uma loja coerente, com acabamento impecável, layout organizado e atendentes educados.

Produto com maior valor agregado pode ser mais caro?

De certa forma, sim. No entanto, o preço que você cobrará por seu produto é uma estratégia pessoal do seu modelo de negócios. É importante, no entanto, diferenciar preço de valor.

Voltemos ao exemplo do carro, que usamos no começo deste artigo. Imagine que uma concessionária quer vender um carro com motor de 150 cavalos de potência por R$300.000,00. Caro, não é mesmo? Agora suponha que o mesmo automóvel, sem defeito nenhum, seja oferecido por R$5.000,00. Barato, não é?

Perceba como o produto não mudou, mas a sua percepção sobre ele sim. Quando custava R$ 300 mil, ele era caro (ou seja, o preço estava acima da percepção de valor). Quando passou a custar R$ 5 mil, passou a ser barato (ou seja, o preço estava abaixo da percepção de valor). Lembrando que “valor” é diferente de “preço”.

Se você agregar valor ao seu produto, pode cobrar mais por ele, claro. No entanto, talvez seja mais interessante manter o mesmo preço e usar a percepção do público para fechar mais negócios. Tudo dependerá da sua estratégia.

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