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Unboxing: como cativar os clientes do seu e-commerce com essa técnica

Unboxing: como cativar os clientes do seu e-commerce com essa técnica

Você já ouviu falar em unboxing? Uma simples busca no YouTube mostra a importância desse momento para quem faz uma compra online. Afinal, parte da experiência é a expectativa da chegada do produto.

Quando finalmente recebemos o que compramos, a animação é grande. Queremos abrir, ver e fazer todo um ritual para finalmente ter aquilo que foi comprado há algumas semanas atrás.

Você sabia que pode usar esse momento para o benefício do seu e-commerce, criando uma conexão emocional com seus clientes e até ganhando exposição gratuita? Então siga a leitura para saber como fazer isso.

O que é unboxing?

Antes de mais nada, comecemos com a definição: afinal de contas, o que é unboxing?

O termo unboxing é inglês e significa, literalmente, desembrulhar. É o ato de abrir um pacote para ver o que tem dentro dele. 

No entanto, na Internet, unboxing ganhou outra conotação. Muitos YouTubers costumam fazer vídeos abrindo encomendas de produtos populares para mostrar ao público como é comprar aquela mercadoria e o que vem no pacote.

Com isso, criou-se uma valorização do pacote no e-commerce, o que gerou uma oportunidade de ganhos e de marketing para as empresas que trabalham com vendas pela Internet.

A seguir, daremos 6 dicas de como usar o unboxing a favor da sua empresa. Siga a leitura para saber mais.

1. Invista numa estratégia de unboxing

O primeiro passo é implementar na sua empresa uma estratégia de unboxing. O momento de abrir um pacote, especialmente de um produto muito desejado pelo cliente, é especial. Nessa hora, é muito importante criar um vínculo com o consumidor, pois isso o fidelizará e resultará em novas vendas no futuro.

Por essa razão, invista na conceitualização de uma estratégia de unboxing poderosa para a sua empresa. Se preciso for, separe de uma a duas horas do seu dia de trabalho apenas para montar os pacotes das encomendas que seu cliente receberá,  causando o melhor impacto possível nele.

2. Escolha uma embalagem personalizada

A base de uma boa estratégia de unboxing é investir em uma embalagem personalizada bonita para o produto que foi vendido. Isso significa pensar em cada detalhe para conquistar o cliente.

Imagine, por exemplo, que sua loja virtual venda lingerie de alta qualidade. A cliente deverá passar por um momento muito especial quando receber o pacote. Do lado de fora, a caixa rígida deve ser discreta pela natureza do produto, claro.

No entanto, por dentro, o ideal é ter um papel de seda delicado e elegante envolvendo a peça, provavelmente em um tom de cor complementar. Além disso, vale a pena usar fita adesiva colorida para deixar a embalagem mais bonita e agradável.

3. Use vários sentidos para conquistar o cliente

O momento de desembrulhar uma encomenda é de alta atenção para o cliente. Nesse momento, todos os seus sentidos estarão direcionados ao produto e, por isso, vale a pena explorar a situação para criar um vínculo positivo com o consumidor e fortalecer a sua marca.

Por exemplo, invista em uma embalagem personalizada de alta qualidade, incluindo um papel de seda que seja agradável ao toque. Dessa forma, você agradará à visão e ao tato do cliente.

Além disso, vale a pena investir em um perfume criado para a sua marca, de modo a conquistar o consumidor pelo olfato também. No entanto, evite exageros para não causar um efeito contrário e nem deixar o produto com um aroma forte demais.

4. Proteja o produto que o cliente comprou

Não importa quantos sentidos você estimule ou quão bonita seja a embalagem se, quando chegar nas mãos do cliente, o produto estiver danificado por causa da viagem até a casa do consumidor.

Por isso, não esqueça de que uma das prioridades da embalagem é proteger o produto das adversidades do frete. Isso significa que você deve contar com caixas rígidas de qualidade para absorver o impacto e proteger o seu produto até chegar nas mãos do cliente que o comprou. Se a mercadoria for frágil, invista em plástico bolha e outras tecnologias para mantê-la mais protegida dentro da caixa.

5. Ofereça brindes de diversos tipos

Imagine chegar em casa e aquele produto que você tanto queria finalmente chegou. Você começa a abri-lo e sente que a embalagem é sólida e resistente. Lá dentro, plástico bolha protege sua mercadoria, que está envolta em um papel de seda macio. Ao abrir, você sente um aroma delicioso e estimulante.

Para completar a experiência, dentro da embalagem ainda há um cupom com 10% de desconto em um produto complementar. Se você comprou um livro de ficção científica, por exemplo, a loja oferece 10% de desconto em uma camiseta temática.

Essa estratégia fisga o coração do consumidor e estabelece uma conexão muito poderosa com ele, além de ser uma técnica de cross-sell poderosa para tentar gerar um faturamento maior.

6. Escreva uma carta ao consumidor

Por fim, não esqueça de adicionar uma carta ao consumidor da sua empresa. Não é preciso que seja algo completamente personalizado, mas é bom adicionar o nome dele e o produto comprado para criar uma ligação mais direta.

A carta permite que o cliente possa personalizar a empresa, sentir-se mais próximo dela e facilitar o vínculo emocional que o unboxing tenta criar. Além disso, apresenta uma excelente oportunidade de marketing.

Na carta, estimule o cliente a tirar fotos do pacote e compartilhá-las no Instagram com uma hashtag criada pela sua empresa. Dessa forma, você ganha exposição gratuita e pode aumentar suas vendas.

Como pode ver, o unboxing é uma técnica muito importante para um e-commerce que deseja causar impacto nos seus clientes. Se você começar a usá-la, notará o aumento de avaliações positivas e de novas vendas na sua loja virtual.

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