ROI dos links patrocinados: como calcular na sua loja virtual
A Black Friday está chegando e, junto com ela, cresce a necessidade de investir em campanhas pagas para fazer sua loja virtual vender. No entanto, você sabe como calcular o resultado dessas ações? Mais importante: você sabe como achar o ROI dos links patrocinados?
Existem muitas métricas essenciais para garantir uma boa gestão da sua loja virtual. Usando os dados e indicadores de desempenho, é possível saber quais os links patrocinados que rendem mais e fazer um cálculo mais assertivo de como gastar seu orçamento de marketing com eles para obter o maior retorno possível.
Ficou interessado? Então siga a leitura para descobrir como calcular o ROI dos links patrocinados.
O que é ROI dos links patrocinados?
Existem diversos indicadores de desempenho que ajudam uma empresa a se organizar e avaliar o resultado das suas ações de marketing, de logística ou administração. Para ter melhores resultados, o gestor precisa se despir de vieses e se pautar nos dados.
Uma das métricas mais importantes quando falamos de mídias pagas é o ROI dos links patrocinados. A sigla ROI vem do termo em inglês Return Over Investment, que significa algo como Retorno Sobre Investimento em português.
Por isso, o ROI mede quanto uma ação rendeu em porcentagens com base no investimento que foi feito. Em outras palavras, mostra qual foi o retorno obtido para cada real aplicado naquela estratégia.
Dessa forma, o ROI dos links patrocinados se torna a melhor ferramenta possível para avaliar se a sua estratégia de mídias pagas foi eficaz, qual das plataformas (se o Facebook Ads ou o Google Adwords) rendeu mais e como calcular o seu orçamento nas próximas campanhas.
Qual a fórmula do ROI?
Agora que já entendemos a importância do ROI dos links patrocinados, precisamos entender como calculá-lo para aplicá-lo na prática em nossa loja virtual. Para isso, precisamos da seguinte fórmula:
- ROI = [faturamento – (custo dos produtos + valor da campanha)] / custo dos produtos
Difícil de entender? Vamos destrinchar cada elemento da fórmula para que você possa compreendê-la perfeitamente.
De acordo com a fórmula acima, o ROI é obtido ao dividir a subtração entre o faturamento obtido na campanha e os custos de realização dela pelos custos dos produtos vendidos.
No caso, o faturamento é todo o dinheiro que entrou oriundo da campanha. Absolutamente todos os ganhos devem ser contabilizados. Já os custos dos produtos compreendem todo valor que a empresa paga para que a mercadoria seja produzida, incluindo matéria-prima, insumos, salário dos funcionários, embalagens personalizadas, armazenamento e tudo mais.
Por fim, o valor da campanha é bem simples: é o montante colocado no Google Adwords ou Facebook Ads para rodar a estratégia e obter os resultados. Fácil, né?
Para facilitar ainda mais, mostraremos a seguir um exemplo prático de como calcular o ROI dos links patrocinados. Assim, você pode salvar este artigo nos seus favoritos e retornar sempre que tiver alguma dúvida.
Como calcular o ROI dos links patrocinados?
Suponha que você tenha uma empresa que produz canecas customizadas de filmes, séries, games, novelas e outros temas. Cada caneca é vendida por R$50,00 e custa aproximadamente R$20,00 para ser produzida, levando em consideração a matéria-prima, a tinta para a estampa, os royalties da arte estampada, a caixa rígida e o papel de seda da embalagem, o custo de luz e manutenção da máquina de estamparia, além do salário do funcionário que faz o serviço.
A sua empresa investiu algo como R$1.500,00 no Google Adwords para vender mais na Internet, provavelmente querendo aproveitar as promoções na Black Friday.
Como resultado dessa campanha, em 2 semanas inteiras, a empresa vendeu um total de 1000 canecas por causa da campanha de links patrocinados. Qual foi o ROI?
Primeiro, vamos ver o que sabemos desse problema:
- Faturamento = R$50.000,00 (1000 canecas vezes R$50,00);
- Custo dos produtos = R$20.000,00 (1000 canecas vezes R$20,00);
- Custo da campanha = R$1.500,00.
Agora, é só aplicar os valores na fórmula:
- ROI = [50.000 – (20.000 + 1.500)]/20.000;
- ROI = (50.000 – 21.500)/20.000;
- ROI = 28.500/20.000;
- ROI = 1,425.
Como o ROI é apresentado em porcentagens, devemos multiplicar o valor final por 100 para chegar a 142,5% de ROI, um valor extraordinário. Na prática, isso significa que cada real investido nessa ação (considerando os custos de produção da mercadoria e o pagamento dos links patrocinados) gerou R$1,42 centavos de lucro para a empresa.
Dessa forma, podemos constatar que a ação foi lucrativa e deve ser repetida para que a empresa possa estabelecer um fluxo constante de receitas e crescer de maneira sustentável.
Viu como calcular o ROI dos links patrocinados é fácil e pode ajudar muito a sua empresa? Com essa métrica, você pode começar a otimizar o uso do seu orçamento de marketing para obter os melhores resultados possíveis.
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