6 erros de logística no e-commerce
Você já parou para pensar nos erros de logística no e-commerce que você comete com a sua loja digital?
A logística é uma área importantíssima para uma loja virtual, pois envolve a maneira como o e-commerce pode gerenciar os seus estoques e enviar seus produtos para os clientes.
Diante disso, é importante lidar bem com essa área para evitar prejuízos e, principalmente, causar uma boa impressão nos consumidores, o que resultará em indicações e novas vendas no futuro.
Se você quer saber quais são os principais erros de logística no e-commerce e como evitá-los, siga a leitura!
1) Demorar para enviar o produto ao cliente
Um dos principais erros de logística no e-commerce é demorar para enviar o produto ao cliente que comprou pela loja digital.
Isso acontece com muita frequência e pode gerar uma imagem desfavorável da sua loja, além de avaliações negativas e até mesmo o cancelamento de produtos.
Em sites como o Reclame Aqui e outros similares, uma das queixas mais comuns em relação aos e-commerces é a demora para enviar o produto ao cliente.
Claro que nem sempre é possível ter um estoque com os produtos e, em muitos casos, eles são feitos sob encomenda, mas é importante ter um prazo adequado e informá-lo ao cliente.
Mesmo que grande parte dos consumidores não leia as informações sobre o produto, é importante que elas estejam expostas para que o cliente saiba quanto tempo esperar (ou, pelo menos, para o lojista se salvaguardar em caso de reclamação).
2) Não rastrear a entrega adequadamente
Lidar com um e-commerce é, entre produzir os objetos que você venderá, arranjar tempo para lidar com as expectativas e ansiedades dos clientes.
Muitos deles mandam mensagens perguntando cada passo do processo de compra e cobrando por uma posição em relação à entrega do produto adquirido.
Por isso, é importante ter um sistema de rastreamento de encomendas funcional, que ajude a monitorar o andamento do pedido de maneira adequada.
Muitas transportadoras como os Correios ou alternativas privadas oferecem o sistema de rastreamento para incorporar no seu site ou oferecer ao cliente o código de cada encomenda.
Uma alternativa é criar um sistema de rastreamento próprio, mas isso só é vantajoso para lojas grandes, com milhares de vendas por mês.
3) Falhar em montar um sistema coerente
O sistema de logística de um e-commerce é muito importante para a saúde financeira e comercial dele. Sem um bom sistema, a loja virtual simplesmente não sai do lugar.
Um dos grandes erros de logística no e-commerce é não compreender essa informação e falhar em entender qual é o seu sistema de logística.
Para algumas lojas, especialmente as de artesanato ou produtos feitos pelo próprio lojista, é importante entender o prazo de preparo, confecção e envio dos objetos, além de todo o cronograma de aquisição de materiais e outros insumos.
Já as lojas que revendem produtos precisam ter um sistema mais apurado para lidar com o estoque de material ou o cronograma de chegada e retirada dos itens vendidos.
4) Não embalar o produto corretamente
Qual o nível de dedicação que você empenha às embalagens dos produtos que envia para os seus clientes? Um dos erros comuns cometidos por e-commerce, e que você mesmo pode ter feito recentemente, é não embalar adequadamente os materiais.
Usar uma embalagem ruim pode danificar o produto ou, no mínimo, mantê-lo em um estado de apresentação inapropriado.
Isso prejudica a imagem da sua loja e a experiência de compra do cliente, que não vai recomendar o e-commerce para amigos e, possivelmente, deixar uma avaliação negativa.
Por isso é importante encontrar embalagens que sejam adequadas para os produtos que você vende. Se for preciso, use plástico bolha para proteger os bens e garanta que nada será danificado durante o transporte.
5) Não aprender com os erros de logística no e-commerce
Ninguém gosta de cometer erros de logística no e-commerce. Todavia, eles têm um lado positivo: podemos aprender com eles e evitar repeti-los, melhorando a nossa operação no geral.
Alguns lojistas, entretanto, não aprendem com os erros e continuam a repeti-los, gerando resultados negativos em longo prazo para a empresa.
Esse é um problema sério, pois mostra uma falha de administração estrutural que pode realmente prejudicar os planos de longo prazo da loja online.
Por isso, lembre-se de que cometer um erro é normal e aceitável. Mas é preciso aprender com eles e corrigi-los para que não se repitam.
6) Achar que não é preciso melhorar nessa área
Por fim, vale citar um erro muito comum cometido na área de logística: ignorar que ela precisa de ajustes.
Muitos donos de e-commerce, especialmente aqueles que são microempresários, ignoram totalmente a área de logística e nem pensam em melhorias nessa área.
Por causa disso, pagam frete mais caro sem necessidade, não usam embalagens corretas, levam tempo demais para enviar os produtos e nem sequer pensam que esses comportamentos geram prejuízo para sua loja.
Como podemos observar, existem muitos erros de logística no e-commerce que a sua loja digital pode cometer. Para ter os melhores resultados possíveis, é preciso revisar o seu sistema constantemente para deixá-lo sempre otimizado.
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