UPBOX

Como escolher embalagem para e-commerce

Você sabe como escolher embalagem para e-commerce? Se não, precisa aprender com urgência para dar um upgrade na sua loja virtual.

Todo e-commerce quer crescer, aumentar o número de vendas e ampliar o seu lucro. Isso, ninguém discute. O grande ponto é tentar entender quais as estratégias que podem ajudar nesse sentido.

É aí que entra o uso das embalagens, já que elas são elementos importantes que ajudam a ampliar a margem de lucro das empresas. Quer saber como? Então, siga a leitura!

Como a sua margem de lucro é calculada

Para entender como a embalagem afeta a sua margem de lucro, precisamos primeiro estabelecer como ela é formada. Afinal, a composição do conceito é chave aqui.

A margem de lucro é a porcentagem que é somada aos custos totais de um produto para chegar ao seu preço de comercialização. Confuso? Vamos tentar explicar de maneira mais simples.

O preço de um produto é formado, como você bem sabe, parte pelos seus custos de produção e parte pelo lucro que vai para a empresa. Ou seja: uma porcentagem é para pagar a operação e outra para remunerar a companhia.

A parte que vai para remunerar a empresa é a margem de lucro, que pode ser maior ou menor dependendo de dois fatores: o preço final e os custos.

Se você aumentar seu preço, aumenta também sua margem de lucro (mas pode vender menos). Já se você diminui os custos, sua margem de lucro aumenta e você não precisa alterar o preço do seu produto.

Como a embalagem afeta a margem de lucro

Agora você já deve ter matado a charada do efeito da embalagem na lucratividade de uma empresa, claro. Mas a gente explica mesmo assim.

A embalagem é uma parte dos itens que compõem o custo de um produto. Exemplo: se você vende uma camiseta, um bolo ou um produto eletrônico pela Internet, com certeza precisará de uma embalagem para enviá-lo pelos Correios até o destinatário.

Essa embalagem tem um custo e, portanto, entra na porcentagem de custos de produção do seu produto.

Mas, e se a embalagem pudesse ser adquirida por um preço menor? Isso diminuiria os seus custos e, por consequência, aumentaria a sua margem de lucro. Ótimo, não é mesmo?

Fazer isso, todavia, é outra história. E ensinaremos como, a seguir!

Como escolher embalagem para e-commerce

O segredo de como escolher embalagem para e-commerce é encontrar o fornecedor certo no mercado e criar uma excelente relação com ele.

Assim, você consegue investir em uma grande quantidade de embalagens, diminuindo o custo por unidade, o que é uma prática bastante comum no mercado.

O grande obstáculo para adquirir uma quantidade significativa de embalagens é a falta de confiança com os fornecedores. Por essa razão, pequenos e micro negócios, especialmente os online, tendem a comprar em pequenas quantidades, considerando a sua média de vendas mensal ou bimestral.

Com isso, adquirem embalagens em menor volume, pagando um pouco mais por isso (o que afeta diretamente a sua margem de lucros, como vimos anteriormente).

Mas as empresas que estabelecem uma relação de confiança com um fornecedor passam a ter mais credibilidade e podem comprar um maior número de embalagens, diminuindo o preço por unidade (e ganhando na margem de lucro).

Se você acha que o ganho é “insignificante”, é melhor começar a pensar duas vezes. Quer ver? Vamos fazer uma conta simples para entender o impacto disso.

Imagine que você tenha um e-commerce que vende de 1000 a 2000 itens por mês. Você fechou um acordo de embalagens mensal em que pagaria mensalmente o equivalente a R$-3,50 por unidade.

Todavia, depois de estabelecer uma relação de confiança com seu fornecedor, você decide avançar e comprar um estoque para o semestre. O fornecedor oferece um acordo em que você pagaria R$-2,50 por unidade da embalagem, logo, uma economia de R$-1,00.

Um real parece insignificante, correto? Mas em 2000 unidades por mês, são R$-2.000,00 mensais. Em seis meses, são R$-12 mil. Seguindo esse raciocínio, serão R$-24 mil extras de lucro em um ano. Esse valor poderá ser investido no crescimento da sua empresa, por exemplo, não é mesmo?

Como estabelecer uma relação de confiança com o fornecedor?

A grande questão dessa estratégia é estabelecer um vínculo comercial de confiança com o seu fornecedor de embalagens. E como conseguir isso?

Vai depender em grande parte do seu fornecedor. Você deve pesquisar bastante antes de adquirir as embalagens para o seu e-commerce, considerando qual a melhor empresa para vender pra você.

Analise bem todas as opções e opte pela empresa que já tenha anos no mercado, know-how na produção de embalagens e que esteja disposta a assumir um compromisso com a sua empresa para, juntos, alcançarem os melhores resultados.

Esse será o fornecedor que você poderá confiar e que aumentará a sua margem de lucro.

Agora que você já sabe como escolher embalagem para e-commerce, que tal entrar em contato com a gente e descobrir como podemos ajudá-lo a transformar sua empresa em um negócio mais lucrativo?

Comentários do facebook