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O poder das embalagens como estratégia de vendas

Todo mundo gosta de coisas bonitas, bem-feitas, atraentes e diferentes. Ao sair de casa já somos inundados com todo tipo de imagens, palavras, desenhos e até sons. Isso significa que nosso cérebro se vê obrigado a lidar diariamente com uma quantidade de conteúdo muito maior do que é capaz. Ao fim do dia, se nos perguntarmos sobre metade das coisas que estavam expostas por onde passamos, não saberemos responder.

Mas não é por isso que os empresários devem parar de investir em comunicação. Afinal, cada tipo de cliente consome um tipo de conteúdo e, sabendo se comunicar com a pessoa que compra o seu produto, as chances de que o seu cliente veja a sua propaganda são maiores. Com essa lógica em mente, o empresário de antigamente buscava aumentar ainda mais essas “chances” de forma bastante agressiva: investindo em mais conteúdo visual e auditivo. O resultado era uma quantidade insuportável de comerciais de rádio e TV, panfletos, outdoores, painéis e outros tipos de anúncios, por todo lugar. Tanto, que o cliente de hoje acha os comerciais e anúncios um verdadeiro aborrecimento, mesmo quando tem interesse no produto divulgado.

Felizmente, o consumidor atual mudou. Com ele, o empresário e os profissionais de publicidade, propaganda e marketing também mudaram. O anúncio invasivo e que vinha nas horas indesejadas parou de fazer sentido, tornando-se apenas um alto investimento sem o retorno desejado. Embora muitas empresas ainda sejam resistentes com relação a mudar a forma como se comunicam com os seus clientes, empresários mais inovadores passaram a considerar novas estratégias que poderiam ser eficientes para prospectar, fazer a consolidação da marca e até mesmo fidelizar algum cliente. Começaram a perceber que poderiam dar mais atenção a uma ferramenta que sempre esteve presente, porém talvez não tenha sido explorada como deveria: a embalagem!

 

A embalagem como estratégia de marketing

 

É preciso aceitar de vez a ideia de que a embalagem é tão importante quanto a qualidade do próprio produto e da marca. De acordo com um estudo feito pela Packaging Matters em 2015 com mais de 2 mil respondentes dos Estados Unidos a respeito do poder de venda das embalagens, 70% dos consumidores utilizam a embalagem para conhecer a marca ou saber mais sobre ela, 66% já compraram algo novo somente por causa da embalagem e 59% comparam as embalagens entre produtos concorrentes antes de se decidirem pela compra. Isso significa que investir em uma embalagem atrativa e de qualidade pode ser muito mais proveitoso do que divulgar o produto em muitos veículos de comunicação, como tanto se fazia antigamente.

O comportamento do cliente nos mostra que ele se importa – e muito – com a aparência do produto na hora de adquiri-lo, especialmente se estamos falando de um produto novo no mercado. A embalagem consegue lançar um novo conceito, sugerir um estilo de vida completamente novo e interessante. Pessoas gostam de ser vistas utilizando um produto que prega um estilo de vida desejável, pois sentem que se encaixam naquele contexto. Além disso, é preciso também considerar que a embalagem é, como o próprio produto, um pedacinho da sua empresa que o cliente leva com ele para a sua casa. Sendo de qualidade, pode ainda reutilizá-la, deixando a sua marca visível para um número muito maior de pessoas do que você pode imaginar.

 

Padronização das embalagens para consolidar uma marca

 

Não adianta divulgar uma marca em diversos veículos de comunicação se a marca, em si, não tem muito a dizer. Por isso, é interessante que se faça um estudo de cores, formas e símbolos para analisar o quanto a sua marca combina com o seu cliente alvo. Depois disso, é essencial criar embalagens e rótulos padronizados para a consolidação da sua marca no imaginário do cliente. Diversas empresas conseguem se tornar forte referência com a padronização de suas embalagens. Um exemplo clássico são os famosos copinhos de café da Starbucks, mundialmente famosos, cobiçados e amplamente copiados.

 

Cumprindo a sua principal função

Antes de ser atraente, uma embalagem deve cumprir com a sua principal função que é proteger a integridade de um produto e garantir que o cliente não tenha problemas para transportá-lo por aí. Por isso é importante evitar pensar em economizar muito na hora de adquirir as embalagens da sua empresa. É importante que o seu material seja firme, confortável para ser levado e eficiente na conservação do produto, especialmente se estamos falando de alimentos. A qualidade de uma embalagem é fundamental para sugerir a credibilidade do produto e do trabalho de uma empresa como um todo. A escolha de uma embalagem eficiente no transporte também diz ao cliente que a empresa conhece bastante sobre o produto que vende e tudo o que se relaciona a ele, inclusive a conservação e a melhor forma de transportar.

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