Embalagens para e-commerce: como encantar seus clientes
As embalagens para e-commerce são parte central da estratégia de quem trabalha com uma loja digital. Afinal de contas, é preciso empacotar o produto vendido para levá-lo até a transportadora a fim de que ele chegue ao cliente.
No entanto, poucas são as lojas digitais que se dedicam a criar boas embalagens para e-commerce. As que usam a estratégia se beneficiam da falta de concorrência e encantam os clientes com mais facilidade.
Um cliente encantado, por sua vez, fideliza-se e volta a comprar novamente. Os números não mentem: clientes fidelizados gastam, em média, 254% a mais do que aqueles que fazem sua primeira compra com a empresa.
Mas como usar as embalagens para e-commerce como arma de fidelização de clientes? É o que veremos a seguir.
Invista no Unboxing das suas embalagens para e-commerce
O Unboxing é um momento importantíssimo na jornada de compra do cliente de uma loja digital. A lógica aqui é bem simples: o consumidor comprou o produto e esperou por dias para recebê-lo em casa.
Quando ele finalmente chega, o momento é de animação, curiosidade e descoberta. O cliente quer ter logo aquele produto em mãos. Seu estado emocional é aberto e ansioso, no bom sentido.
Por isso, é o momento perfeito para estabelecer um vínculo emocional com o consumidor, especialmente com esse sentimento positivo que ele tem. Isso é feito através do Unboxing.
Em poucas palavras, o Unboxing é o ato de desembrulhar um pacote. Em Marketing, no entanto, o Unboxing é investir em embalagens para causar as sensações certas no consumidor.
Imagine que você comprou um chocolate especial em duas lojas diferentes. Na primeira, o pacote vem em uma sacola kraft normal. Eficaz, mas genérica. Funciona, certo?
Já na segunda, o chocolate vem em uma caixa rígida colorida. Quando você abre, sente um leve aroma de avelã no ar. O chocolate está embrulhado em um papel de seda bonito, que combina com as cores da embalagem. Dentro, há uma carta da empresa agradecendo a compra, assinada pelo próprio CEO.
O impacto é muito maior, não é?
É disso que se trata o Unboxing: criar elementos na embalagem que valorize o seu produto, de modo a estabelecer uma conexão positiva com o consumidor para que ele volte a comprar com a sua empresa.
Use embalagens personalizadas para o seu e-commerce
Atualmente, praticamente todo mundo compra alguma coisa online. Em 2017, os e-commerces já venderam mais que as lojas físicas no Natal. A perspectiva é que a diferença continue aumentando.
Isso significa que o seu cliente provavelmente é cliente de outra loja digital também. Por esse motivo, mesmo que vocês não concorram em termos de produto, disputam em termos de quem oferece um serviço melhor e encanta mais o consumidor.
E você pode surpreender ao enviar os produtos com uma embalagem personalizada, que seja bonita e que marque a sua empresa na memória do consumidor de uma maneira positiva.
Claro que muita gente prefere disfarçar e usar uma embalagem neutra na transportadora e nos Correios, para evitar que o pacote atraía olhares curiosos. Isso é válido também. No entanto, dentro do pacote neutro, há espaço para uma embalagem personalizada bonita.
Envie um bônus ou presente na primeira compra
As embalagens para e-commerce são uma excelente maneira de cativar o cliente e fidelizá-lo para que ele retorne para uma segunda compra. Basta usá-las de maneira estratégica.
Imagine que você gerencia uma loja de bebidas, por exemplo. O principal produto são as cervejas e vinhos artesanais que você comercializa. São marcas independentes, regionais até.
Isso significa que o seu público é diferente daquele que compra cervejas no supermercado. É um consumidor que investe na experiência e gosta de degustar a bebida, saber mais sobre ela.
Esse conhecimento abre o leque para diversas estratégias de fidelização. Suponha que o consumidor comprou uma cerveja artesanal com você. É possível enviar para ele um catálogo com outras marcas ou uma brochura com um texto explicando como as bebidas artesanais são produzidas.
Outra boa ideia é enviar um cupom promocional com 10% de desconto na compra de um copo específico para beber cerveja. Já se ele comprar um vinho, é possível enviar um cupom com desconto para taças ou aqueles quadros de colecionar rolhas.
Dessa forma, o consumidor recebe, além do produto que ele adquiriu, um pouco mais de valor que o incentiva a fazer novos negócios com a empresa. É importante, no entanto, traçar estratégias claras de como fidelizar esse cliente com base nas informações obtidas e produtos que o seu e-commerce vende.
Como pode ver, as embalagens para e-commerce são parte importante da estratégia de venda de uma loja digital. Elas contêm o único contato físico entre a empresa e os clientes. Diante disso, deve ser aproveitada para estimular os sentidos do consumidor e fidelizá-lo.
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