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Black Friday para óticas: como aproveitar o dia para vender mais

Chega a última sexta-feira de novembro e as pessoas já sabem: é hora de aproveitar os descontos de um dos dias mais importantes do comércio. Por isso, para os comerciantes do segmento oftalmológico, é importante conhecer algumas estratégias de Black Friday para óticas.

Normalmente, os principais empreendimentos que se beneficiam da Black Friday são as grandes lojas de departamentos e comércios de eletrônicos, que podem oferecer descontos maiores e atrair os consumidores.

No entanto, as óticas também podem se beneficiar da Black Friday usando algumas estratégias inteligentes. Quer saber quais? Siga a leitura!

Se planeje antes da Black Friday para vender mais em óticas

O planejamento é o segredo por trás do sucesso para óticas na Black Friday, lojas de departamento ou qualquer outra empresa que pretenda lucrar bastante no evento. Sem esse planejamento, é impossível estabelecer uma boa estratégia para faturar.

Para as óticas, o ideal é começar se planejando com base na sua meta de faturamento anual, seu estoque de produtos e estudo de custo da mercadoria disponível atualmente.

Com base nessas informações, a empresa tem como determinar qual tipo de ação tomará na Black Friday. Por exemplo, a ideia é se livrar do estoque parado ou faturar mais? Cada estratégia exigirá um tipo diferente de promoção.

Trace estratégias para o offline e o online

Um dos erros que as pessoas cometem na Black Friday é deixar para agir exclusivamente no online ou no offline, nunca agindo em ambos ao mesmo tempo. Isso faz com muitas oportunidades sejam desperdiçadas.

Por isso, trace ações que usem tanto o mundo online quanto o offline, de preferência juntos. Uma boa ideia é divulgar cupons nas redes sociais para que os seguidores ganhem descontos ao vivo. Outra boa ideia é fazer o contrário: criar descontos dentro da loja para que os clientes curtam a página no Facebook, por exemplo.

Dessa forma, você pode trabalhar melhor com os dois aspectos da relação com o público e beneficiar ambos. Os clientes que já são da Internet podem visitar o seu ponto fixo para comprar, enquanto aqueles que ainda não participam de sua rede social ganham incentivos para mudar a situação.

Use as redes sociais para empolgar o público

A Black Friday para óticas é um evento complicado, já que é difícil brigar com a atenção gerada por grandes lojas de departamento ou comércios de tecnologia. Se determinada loja promete uma TV de 4K com 40% de desconto, por exemplo, é muito difícil superar isso para ganhar a atenção do público.

Diante disso, é importante que uma ótica trace planos para animar o público na Black Friday. Comece bem antes, prometendo descontos imperdíveis. Lembre-se de traçar planos para gerar engajamento durante todo o mês de novembro. Uma boa ideia é fazer enquetes no Facebook ou Instagram: além de coletar dados, você engaja os seguidores com a página.

Utilize o geomarketing para vender mais

Uma das armas mais poderosas na Black Friday para óticas venderem mais é o geomarketing. Em poucas palavras: consiste no uso de impulsionamento e anúncios com base na localização geográfica do consumidor.

Todos nós andamos com o celular no bolso, não é mesmo? O smartphone conta com um GPS que marca a nossa localização e informa isso para o Google e Facebook. As lojas podem, portanto, impulsionar anúncios para pessoas que estejam próximas geograficamente.

Essa estratégia é muito útil na Black Friday para óticas, pois permite que as empresas possam captar consumidores que estejam buscando por ofertas na região. Isso é especialmente vantajoso para as óticas que operam em shoppings, centros comerciais ou em áreas de grande movimentação e comércio na cidade.

O ideal, por exemplo, é ser bem direto na utilização do geomarketing. Crie anúncios que comuniquem para o consumidor qual a sua promoção principal na Black Friday, onde você está localizado e como poderá chegar lá em pouco tempo.

Prepare embalagens personalizadas para óticas

Na Black Friday, o consumidor costuma andar pela cidade e shoppings procurando saber quais as lojas estão participando do evento e quais as promoções disponíveis. Por essa razão, é interessante tentar captar a atenção dele enquanto ele está andando pelas ruas.

Uma maneira de fazer isso é pelo uso de embalagens personalizadas. Elas podem ser feitas de maneira bem chamativa, captando a atenção dos consumidores na rua e servindo de vitrine de marketing, sempre que algum cliente fizer uma compra na sua ótica.

Elas são úteis quando feitas de papel, pois o material aceita qualquer cor ou desenho na impressão, o que não acontece com o plástico. Por isso, é possível usar uma sacola atraente e bem chamativa, que seja toda preta, por exemplo, e com letras vermelhas enormes para chamar atenção e informar sobre a sua loja.

A embalagem personalizada para óticas pode, portanto, ser um poderoso elemento para informar aos consumidores que a sua loja está participando da Black Friday e, principalmente, para atiçar a curiosidade deles. Quanto mais vendas, mais forte será a mensagem emitida.

Essas são as melhores estratégias de Black Friday para óticas. Usando-as, você poderá explorar ao máximo o evento para aumentar seus lucros e conquistar novos clientes para a sua empresa.

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