7 vantagens que as embalagens de papel representam para o seu negócio
Que as embalagens contam com um incrível poder como estratégia de venda, ninguém duvida. Mas a grande questão que fica é qual tipo é o melhor: embalagens de papel ou de plástico?
São muitas as variáveis que influenciam na escolha do tipo de embalagem ideal para o seu negócio. Algumas são mais favoráveis ao plástico, enquanto outras são para o papel.
Mas, afinal de contas, qual delas é a melhor para o seu negócio? Confira a seguir algumas vantagens que as embalagens de papel trazem para a sua empresa.
1. Essas embalagens contribuem para preservação do meio ambiente
As embalagens plásticas são os grandes vilões do meio ambiente, já que são feitas de um material que não é biodegradável.
Por conta disso, contribuem para o aumento da poluição nas florestas e mares, o que tem efeito catastrófico para o planeta.
Por outro lado, as embalagens de papel são amigáveis ao meio ambiente.
Atualmente, as embalagens feitas no Brasil são de florestas 100% cultivadas, o que faz com que seja usado um modelo de produção sustentável com certificação internacional.
Além disso, as embalagens de papel gastam menos energia não renovável na produção e emitem menos gases do efeito estufa.
2. As embalagens de papel podem ser recicladas
Outro ponto positivo do uso das embalagens de papel para o meio ambiente é que elas são facilmente recicláveis.
A tecnologia necessária para reciclar as embalagens de papel é muito mais simples e gasta menos recursos do que as soluções que reciclam outros materiais, o que é benéfico para o meio ambiente.
3. Aumento de vendas com as embalagens de papel
Segundo a Confederação Nacional das Indústrias, a CNI, 75% das empresas que investem em design de embalagens para os seus produtos registram um aumento considerável em suas vendas.
Isso acontece porque o apelo visual dos produtos é um fator de grande influência na tomada de decisões dos consumidores.
Entre um produto com embalagem simples e outro mais destacado, bonito e elegante, os consumidores preferem o segundo, mesmo que seja mais caro (desde que a diferença de preço seja justificada pelo ganho estético do pacote).
As embalagens de papel, portanto, ajudam a aumentar as vendas das empresas ao oferecerem uma série de opções de customização e personalização aos produtos. No entanto, falaremos com mais detalhes sobre isso no final deste artigo.
4. Oferece oportunidades de marketing para os negócios
As sacolas de papel usadas para carregar os produtos comprados em lojas oferecem uma série de oportunidades de marketing para as empresas.
Por exemplo, imagine a possibilidade de inserir folhetos ou vouchers dentro das sacolas, não apenas avisando sobre promoções, como também sobre produtos especiais ou determinados tipos de usos da mercadoria que foi adquirida.
Uma loja que vende ingredientes veganos, por exemplo, poderia colocar receitas de alguns pratos dentro das embalagens.
Outra ideia é produzir folhetos baseados na compra feita pelo cliente. Uma loja que vende produtos eletrônicos e de escritório, por exemplo.
Para alguém que compra tinta de impressora, pode ser uma boa ideia colocar um cupom com desconto para a compra de folhas de papel na sua próxima visita. Isso ajuda a aumentar o faturamento e trazer o cliente de volta.
5. São embalagens adaptáveis para qualquer produto
As embalagens de papel se destacam por serem resistentes e capazes de se adaptarem a qualquer tipo de produto.
Para mercadorias mais pesadas, como bolos por exemplo, talvez seja necessário optar por uma caixa reforçada, ressaltando que há sempre uma opção de embalagem em papel para qualquer produto do mercado.
6. Ajudam na logística do negócio
Como são adaptáveis e de fácil manuseio, apesar de resistentes e confortáveis, as embalagens de papel são positivas para a logística interna da empresa.
Dobráveis, elas podem ser armazenadas com muita facilidade e não exigem grandes espaços, mesmo quando obtidas em grandes quantidades. Além disso, são muito leves, não atrapalhando no preço do frete ou delivery e nem dificultando na organização interna da companhia.
7. As embalagens permitem impressão e customização
Uma das grandes vantagens das embalagens de papel em relação às de plástico é a sua grande capacidade de impressão em alta qualidade e customização.
As sacolas de plástico precisam ser estampadas com técnicas de serigrafia, o que significa que o uso de cores é limitado por causa do alto preço e dificuldade do trabalho. É por essa razão que as sacolas de supermercados, por exemplo, só têm uma ou duas cores.
Já as embalagens de papel podem ser feitas com impressoras de altíssima definição, sem custos extras pela quantidade de cores. Isso permite fazer todo tipo de customização e personalização, que deixam as embalagens mais bonitas e aumentam o valor agregado aos produtos.
Viu só quantas vantagens as embalagens de papel têm em relação às de plástico ou de outros materiais? Com elas, sua empresa tem tudo para crescer, captar mais vendas e apresentar melhores resultados.
Se você gostou do que leu, que tal entrar em contato com a gente e saber como as nossas embalagens podem ser úteis para sua empresa?