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Como criar um serviço de delivery para seu comércio

Criar um serviço de delivery para seu comércio é uma excelente maneira de aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Muitas vezes, os consumidores não fecham negócio por não saberem que o comércio existe ou têm necessidades específicas como comprar um produto agora, mas sem sair de casa.

Atender esse tipo de clientes é uma boa maneira de incrementar o faturamento do negócio, mas exige alguns cuidados simples para que tudo corra bem. Confira quais são a seguir!

Não precisa usar um serviço de delivery apenas para comidas

Muitos comércios perdem a chance de aumentar suas vendas via delivery porque acham que sistemas assim são feitos apenas para estabelecimentos de comida.

Sim, é verdade que é mais comum ver deliveries de comida (especialmente fast food), no entanto não é só esse tipo de comércio que pode entregar em casa. Muitos outros também podem, como floriculturas, supermercados e livrarias.

Aliás, se o seu segmento não tem como hábito o serviço de delivery, então talvez seja justamente esse o trunfo que você terá para sobrepor-se aos seus concorrentes. Afinal, esse é um diferencial para melhorar suas vendas.

Esteja em aplicativos para criar um serviço de delivery

Criar um serviço de delivery exige alguns elementos básicos. Por exemplo:

  • um meio do cliente contactar o estabelecimento;
  • um meio de escolher o produto e pagar;
  • uma maneira do estabelecimento entregar o produto.

Além disso, um serviço de delivery precisa ser visto para funcionar, ou seja, as pessoas precisam acessá-lo de alguma forma.

Por essa razão, é interessante participar de serviços de delivery famosos como Rappi ou iFood, para começar a ser visto e aproveitar o amplo público desses serviços.

Além de tudo, um dos benefícios desses aplicativos é que você não precisa fornecer a estrutura de entrega (como os motoboys), já que o próprio serviço conta com uma solução para isso. Portanto, fica mais barato de criar o delivery.

Desenvolva seu próprio aplicativo de delivery com o tempo

Contar com a audiência incrível de aplicativos de delivery, além da economia na entrega, é ótimo. Entretanto, uma empresa que quer realmente crescer, precisa de um aplicativo próprio.

Isso se faz necessário especialmente para criar leads em uma estratégia de Marketing e fidelizar os consumidores.

Quando alguém baixa um aplicativo no celular, abre um canal de comunicação direto com a empresa que desenvolveu a aplicação.

Por exemplo, imagine que sua loja desenvolveu um aplicativo e ele foi baixado por 500 pessoas. Pela coleta de dados, você sabe que 200 daquelas pessoas gostam de um produto X que você vende.

Há a possibilidade, então, de enviar uma promoção de desconto para que essas 200 pessoas comprem o produto que elas demonstraram gostar.

Além disso, o aplicativo funciona como um sistema de fidelização dos clientes, especialmente se houver uma recompensa para eles (como descontos ou promoções exclusivas). Dessa forma, você cria uma clientela constante para seu sistema de delivery.

Tenha alguém para fazer as entregas para poupar tempo

Muitos dos micro e pequenos negócios que abrem um sistema de delivery acabam confiando no próprio dono para fazer a entrega dos produtos, normalmente com seu carro particular.

Isso é um problema, considerando que, enquanto o dono está fora fazendo a entrega, a loja está fechada sem vender.

Para os micro e pequenos empreendedores, qualquer contratação custa muito dinheiro. Afinal, para uma empresa que fatura R$-10 mil por mês, contratar um funcionário pelo salário mínimo é abrir mão de 10% do seu faturamento.

Entretanto, um par de braços extras pode fazer uma grande melhoria para o seu sistema de delivery e ajudará a aumentar seu faturamento.

Enquanto o entregador leva as encomendas vendidas, você terá tempo de preparar outras, atender os clientes que chegam ao ponto físico e gerenciar o negócio.

Aposte em boas embalagens para fidelizar o cliente

Um dos segredos dos melhores sistemas de delivery são as embalagens. Elas representam uma excelente oportunidade de fidelizar o cliente.

Em primeiro lugar, as embalagens devem ser funcionais, ou seja, devem transportar os objetos vendidos em segurança para que o cliente fique satisfeito quando receber a encomenda.

Em segundo lugar, as embalagens precisam agregar valor à compra feita pelo consumidor. Elas devem ser bonitas e atraentes. Além disso, uma embalagem deve oferecer algo que complemente o produto vendido e não seja apenas um item que simplesmente irá para o lixo assim que a pessoa receber a encomenda.

Como deu para ver, criar um sistema de delivery para o seu negócio envolve muito planejamento e algum investimento em estrutura. Mas o retorno financeiro, certamente, compensa.

O importante é comunicar aos interessados que há a possibilidade do seu negócio vender via delivery, seja por campanhas de marketing local ou por aplicativos digitais. Depois, é essencial fazer as entregas com rapidez e segurança, de modo a criar uma experiência positiva para o cliente.

Além disso, deve-se aproveitar todas as oportunidades para fidelizar os clientes a fim de criar uma demanda estável e lucrativa no sistema de delivery, usando ferramentas como as embalagens e aplicativos próprios para isso.

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