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5 situações em que a embalagem ajuda no marketing

Antigamente a embalagem era tratada como um detalhe do produto, ou seja, um item estritamente funcional, que servia apenas para facilitar o transporte da mercadoria pelo comprador.

Entretanto, as coisas mudaram quando se percebeu o incrível poder da embalagem para o marketing das empresas.

Atualmente, as embalagens personalizadas são usadas em supermercados e outros estabelecimentos como ferramentas de marketing, que ajudam a aumentar as vendas e são partes essenciais para o sucesso de uma empresa.

Quer saber em quais situações a embalagem pode ajudar? Então siga a leitura!

1. No transporte do produto pelos clientes

Imagine que você esteja no shopping, procurando por um presente para o Dia dos Pais, Natal ou aniversário de alguém querido.

De repente, passa por você uma pessoa com uma bonita embalagem, que chama a sua atenção. Pouco depois, outras duas pessoas passam com a mesma sacola.

Pronto. Sua curiosidade foi despertada e você irá, no mínimo, querer saber que produtos são vendidos naquela loja.

Esse é um dos principais poderes das embalagens no mundo do marketing. Elas são vitrines ambulantes da sua marca, apresentando seus produtos e sua qualidade para as pessoas as veem.

E o melhor: sem precisar pagar nada por isso. Cada novo comprador é, ao mesmo tempo, um promotor da sua empresa, já que exibirá a sua marca para as pessoas na rua.

Além disso, a atenção que a marca receberá é do melhor tipo. Todo mundo sabe que o marketing boca a boca é o mais eficaz. As pessoas confiam nas escolhas de amigos e conhecidos.

Por isso, andar com uma sacola personalizada de alguma marca, além de fazer propaganda da empresa, ainda funciona como uma recomendação de qualidade.

2. Na valorização do produto

Imagine uma camiseta em um cabide: simples, como em qualquer loja. Agora, imagine a mesma camiseta apresentada em uma caixa bonita, com cores que combinam com as da vestimenta, protegida por um papel de seda elegante.

A camiseta é a mesma, mas não é um absurdo pensar que ela parece mais sofisticada no segundo exemplo. Aliás, é provável que a percepção de valor daquele produto seja maior com a embalagem.

Isso acontece porque as embalagens têm o poder de melhorar ou piorar a apresentação de um produto. 

Se elas são de qualidade, personalizadas e escolhidas a dedo, contribuirão para a valorização da mercadoria. Se não, poderão desvalorizar o produto.

Por isso, escolha bem a embalagem que usará para encantar os clientes e fechar mais vendas.

3. Na construção da marca

Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Pois é, o ditado guarda uma verdade: somos muito influenciados pelo visual de algum produto.

Quando olhamos para ele, sabemos de cara se é de qualidade ou não. Pode ser que estejamos enganados, claro, mas temos essa percepção de que aquele produto é bom ou é ruim pela sua apresentação.

A embalagem ajuda a atribuir certas características à percepção que temos de um produto e de uma marca.

Uma sacola colorida, por exemplo, oferece um aspecto jovial e divertido para um produto e uma marca. Já uma caixa elegante, com um papel de seda protegendo a mercadoria, atribui um valor de sofisticação para a marca.

Quando a percepção é coerente com o produto e com a estratégia da empresa, a sua marca será valorizada automaticamente. Por isso, a embalagem tem papel central na sua ação de branding.

4. No destaque da concorrência

Imagine o corredor de macarrão no supermercado. Todos os pacotes seguem mais ou menos a mesma cor de embalagem: branca, amarela ou vermelha. Entretanto, ali no meio, um se destaca com a embalagem toda preta.

Pode ser que você não compre, mas com certeza você vai até lá para ver do que se trata, não é mesmo?

Isso porque somos naturalmente atraídos aos objetos em contraste. Eles chamam nossa atenção. E isso é uma vantagem poderosa para fechar negócio ou aumentar vendas.

A embalagem utilizada pela sua loja pode ajudar seu produto a se destacar perante a concorrência, o que é especialmente útil em mercados onde qualquer vantagem faz a diferença entre uma venda bem-sucedida ou não.

5. No convencimento com o varejista

Lembra do exemplo do macarrão que acabamos de dar? Imagine o dono do supermercado vendo essa situação. De repente, o pacote diferente começa a vender mais do que os outros: duas vezes, três vezes mais que a concorrência.

Da próxima vez que o representante daquela marca chegar ao supermercado, o dono vai querer pedir mais unidades, pois entendeu que há alguma coisa naquele produto que faz dele um campeão de vendas.

Isso dá uma vantagem maior nas negociações com os varejistas. Para quem trabalha com o mercado B2B, isso é essencial para encontrar negócios mais lucrativos e crescer de maneira sustentável.

Ufa! Viu só como existem muitas situações em que as embalagens contribuem para o marketing da sua empresa? E olha que nem falamos sobre todos os casos, já que existem muitos outros a serem explorados. 

Agora que você já sabe que é possível usar as embalagens dos seus produtos para vender mais, deve estar querendo testar essa novidade o mais rápido possível. Antes disso, não esqueça de curtir nossa página no Facebook para acompanhar outros artigos úteis como este!

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