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Por que o supermercado cresce tanto?

Mesmo com um alto custo operacional, podemos observar supermercados crescendo em todo o país. Você sabe por que isso acontece?

Mesmo com um alto custo operacional, supermercados pequenos e grandes têm apresentado significativo crescimento nos últimos anos. Por mais que a população muda drasticamente os seus hábitos, nada parece afetar negativamente o rendimento dessas empresas, que muitas vezes se tornam grandes redes multimilionárias. Com o avanço rápido da tecnologia, a sociedade apresenta constantemente mudanças culturais e de consumo, fator que faz com que empresas de diversos setores invistam pesadamente em adaptações para acompanhar o consumidor e não perder clientes fiéis para concorrentes mais inovadores. Assim, nos resta saber: qual é o segredo do supermercado?

 

Modelo de negócio

 

O primeiro supermercado, chamado de King Kullen, surgiu em 1930 e foi fundado por Michael J. Cullen, que trabalhava para uma rede de lojas em Illinois, nos Estados Unidos. Michael havia feito uma carta para a empresa com um projeto de uma nova loja capaz de abranger tudo o que as pessoas precisavam em um só lugar, com amplo estacionamento, localização estratégica e 80% autoatendimento. Não obtendo resposta, mudou-se para Long Island e investiu em seu sonho.

 

A ideia era visionária e baseava-se no modo de agir da sociedade. Analisar o comportamento do cliente é fundamental para se ter sucesso com uma nova empresa ou novo modelo de negócios. Ao pensar em como tornar melhor a experiência de compra, Michael acertou em cheio e a prova disso é que até hoje o seu supermercado existe, funcionando, mesmo depois de muitas transformações, de acordo com a sua ideia inicial.

Por mais que uma empresa possa criar novos hábitos e lançar uma nova tendência de consumo, só o consegue quando compreende o que o cliente precisa e o que mais anseia. O supermercado é um lugar onde encontramos produtos cada vez mais diversos, não precisando nos deslocar em diferentes lojas para comprar diferentes produtos. As grandes redes compreenderam isso e hoje oferecem uma diversificação incrível de produtos: desde higiene pessoal e farmácia até eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos de alta tecnologia. A rotatividade é satisfatória, porque o ambiente de um supermercado atrai diariamente um grande número de pessoas, aumentando as chances de ter clientes com demandas por produtos além daqueles pelos quais têm mais urgência.

Parte do sucesso do supermercado reside na quantidade de clientes que o visita diariamente. Uma pessoa dificilmente vai ao supermercado comprar apenas um produto e, mesmo que seja a sua intenção, a grande oferta ao alcance de sua mão é uma das melhores estratégias de venda existentes na atualidade, porque lida com o desejo de cada pessoa. Não é necessário vender: cabe a ela resistir ou não a levar algo que não precisa, mas que deseja. Tendo condições de levar, os clientes quase nunca resistem!

 

Pensando no cliente

 

Atualmente, os supermercados que procuram inovação constante reafirmam sua presença no mercado. Já temos exemplos que ampliam o autoatendimento, com caixas automáticos para pequenas compras e também supermercados que permitem que o cliente faça todas as suas compras via internet, aguardando pela entrega no conforto de sua residência. Prioriza-se a economia de tempo, a praticidade e o conforto.

Porém, é preciso ter cuidado para que não se perca o vínculo com o cliente. Afinal, ir ao supermercado e fazer compras são fatores também culturais, além de econômicos. Por isso, mesmo que um supermercado automatize o serviço tanto quanto possível e sofra mudanças operacionais, é importante continuar reforçando uma comunicação próxima e agradável com o seu cliente. Isso pode ser feito, por exemplo, utilizando as embalagens como ferramenta de comunicação e reforço de marca.

Com o uso intenso da internet e redes sociais, clientes enaltecem empresas que trabalham sob princípios defendidos por novas tendências que circulam na internet. Um exemplo é o uso de embalagens personalizadas, com mensagens, frases, ou algum tipo de informação relevante e coerente com a experiência de compra. É essencial também que carreguem a logomarca do supermercado, assim como as informações de contato, para prospectar novos clientes. As embalagens são um ponto muito importante da venda feita em supermercados, já que finalizam a trajetória do cliente na empresa, a cada vez que ele a frequenta. É importante que sejam também firmes, confortáveis e ecologicamente corretas, tanto quanto possível.

 

Minimercados

 

Os chamados “mercadinhos” são outro modelo de negócios que cresceu absurdamente nos últimos anos. Isso se explica também pelo fato de serem empresas criadas pensando nos novos hábitos e necessidades dos clientes. Se antes era comum fazer compras uma vez ao mês, a tendência tem-se reduzido a frequências semanais e quinzenais. Para atender a demanda das pequenas compras, os mercadinhos se proliferaram e cresceram mais de 60% nos últimos anos. Basicamente, são locais onde podemos adquirir artigos de urgência rapidamente, como produtos de higiene pessoal, alimentos e alguns itens de limpeza.

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