6 ideias para aumentar as vendas no supermercado
Uma das maneiras de garantir o crescimento da sua empresa é aumentar as vendas no supermercado. Mas como fazer isso?
Os supermercados têm crescido bastante, mesmo com a crise econômica no país. Uma das razões disso é a demanda quase que permanente do setor. Afinal, as pessoas sempre vão precisar comprar alimentos para as suas vidas.
Mas como se aproveitar disso para aumentar o faturamento do seu supermercado? Nós temos, a seguir, 6 grandes estratégias que ajudarão a aumentar as vendas no seu supermercado. Siga a leitura para saber mais!
1) Treinar os colaboradores para aumentar as vendas no supermercado
Uma das maneiras de aumentar as vendas no supermercado é fazer um treinamento com os colaboradores para que possam interagir melhor com os clientes.
Um supermercado precisa de uma clientela fixa que goste de ir para o lugar. Como irão tantas vezes ao estabelecimento, é importante ter uma relação amigável com os colaboradores para apreciar os momentos ali.
Para conseguir isso, os colaboradores precisam receber treinamento para saber como lidar com os clientes e estabelecer vínculos com eles, especialmente aqueles que lidam diretamente com o público nos setores de padaria, açougue e caixas.
Com os colaboradores agindo como ponto de contato entre a empresa e os clientes, é ótimo tê-los preparados para conquistar o coração dos consumidores, tendo-os mais vezes no mercado.
2) Criar um dia especial de descontos e promoções
Fazer promoções e descontos é uma excelente maneira de trazer os clientes para dentro do seu supermercado, mas é também caro para divulgar e acontece apenas uma vez.
Todavia, existe uma maneira de reduzir os custos desta ação e ampliar os seus ganhos: criar um dia especial para descontos e promoções na agenda do seu mercado. Por exemplo, toda quinta-feira pode ser o dia do preço baixo.
Aos poucos, o público fiel da loja aprende que toda quinta-feira é dia de promoções e já aguarda com ansiedade pelos descontos. Assim, você não precisa pagar pela divulgação e pode fazer um dia especial por semana.
3) Elaborar uma campanha de fidelização
Uma boa maneira de aumentar as vendas do supermercado é criar um sistema de fidelização para os clientes do seu estabelecimento.
Vejamos duas estatísticas que mostram o desempenho dos programas de fidelidade: 58% dos consumidores disseram que compram em lojas dos programas de lealdade que participam, enquanto 69% dos clientes disseram que os sistemas de fidelidade influenciam suas decisões de compra.
Mas como usar o sistema de fidelidade em um supermercado? Existem algumas maneiras interessantes.
Uma delas é criar uma cartela com descontos e prêmios depois de uma quantidade específica de compras ou determinados valores gastos pelos clientes.
Isso incentiva os consumidores a voltar para novas compras, já que ganharão um bônus depois dessas aquisições. Além disso, eles, tecnicamente, precisam comprar de qualquer forma. A ideia é só oferecer uma razão para que o gasto seja no seu supermercado e não no concorrente.
Outra boa ideia é firmar parceria com produtoras de brinquedos ou de produtos de qualidade, como jogo de facas ou eletrodomésticos, para uma cartela de adesivos.
Sendo assim, a cada determinado valor gasto em compras, o cliente ganha um adesivo. Quando completar a cartela, ganha o bônus selecionado.
4) Participar da comunidade do seu bairro
Um supermercado de bairro não tem a mesma capacidade de negociação com grandes marcas como as cadeias de hipermercados.
O problema que isso causa é que esses estabelecimentos não conseguem comprar em grande quantidade e, por causa disso, com baixo custo.
Dessa forma, perdem um pouco de competitividade em relação aos hipermercados da cidade.
Uma maneira de combater isso é apostar no bairrismo dos clientes, participando da comunidade local para estabelecer uma relação emocional com os consumidores.
Isso pode ser feito ao investir e realizar ações que melhorem a comunidade onde o mercado está inserido, como patrocinar festas de rua, fazer doações e outras ações de marketing local.
5) Criar um aplicativo para os clientes assíduos
Hoje em dia, são poucas as pessoas que não têm um smartphone no bolso. Para se ter uma noção, são 230 milhões de celulares no país – mais do que a quantidade de cidadãos.
Isso significa que os aparelhos móveis são excelentes maneiras de entrar em contato com os clientes e elaborar estratégias para vender mais no supermercado.
Para isso, invista em um aplicativo para o seu estabelecimento, que seja capaz de enviar mensagens aos clientes avisando sobre novos descontos, promoções e eventos no mercado.
6) Investir em agregar valor aos produtos para os seus clientes
É importante que um supermercado saiba como agregar valor aos produtos que vende aos seus clientes. Afinal, não existe exclusividade no mercado e o preço é relativamente o mesmo em todos.
Por isso, faz-se necessário o uso de criatividade para que a experiência de compras dos seus clientes seja especial.
Uma maneira de fazer isso é investir em sacolas personalizadas para que os clientes carreguem suas compras. Se elas forem bonitas, serão um atrativo extra para os consumidores.
Seguindo essas dicas, você conseguirá aumentar as vendas no seu supermercado e aproveitará o crescimento que o setor tem apresentado nos últimos tempos.
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