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6 maneiras de aumentar sua margem de lucro

Toda empresa precisa pensar em estratégias para aumentar sua margem de lucro se quiser ser bem-sucedida. Afinal, quanto maior for essa métrica, mais espaço para operar no mercado e crescer.

No entanto, aumentar sua margem de lucro não é uma tarefa fácil. Se assim fosse, todas as companhias fariam e perderia o efeito. Existe, portanto, uma maneira de conseguir esse resultado? Sim, existe. Para isso, entretanto, é preciso seguir as indicações abaixo.

1. Monte estratégias de upsell e cross sell

Uma das maneiras de aumentar sua margem de lucro é incentivando o mesmo cliente a comprar mais ou  adquirir produtos mais caros. Essas estratégias são conhecidas como cross sell e upsell.

O Cross sell é a tática de vendas que incentiva o consumidor a comprar mais de um produto. Na verdade, a ideia é que o cliente compre algo que complementa o produto inicial que ele iria levar.

Pense em uma lanchonete, por exemplo. Quando você pede um lanche, é comum que o atendente pergunte: “Quer batata frita por mais R$1?”. Isso é cross sell.

Já o upsell é uma estratégia que visa vender ao cliente um produto do mesmo tipo que ele queria, que seja, no entanto, mais caro e melhor, de modo a lucrar mais. Suponha que você gerencie uma ótica, por exemplo. Quando o cliente quiser um óculos específico, pode ser uma boa ideia sugerir uma versão melhor, com tecnologias mais avançadas e que seja mais cara também.

Para fazer isso, mapeie os seus produtos para encontrar boas oportunidades de cross sell e upsell. Veja quais deles são compatíveis e pense em estratégias para oferecê-los aos clientes.

2. Invista na fidelização de clientes para aumentar sua margem de lucro

Uma das melhores técnicas para aumentar sua margem de lucro é investir na fidelização de clientes, uma vez que isso diminui gastos com a captação de novos clientes.

Portanto, é importante investir em maneiras de fidelizar os seus clientes, seja ao oferecer produtos de melhor qualidade, seja ao montar um sistema de fidelização.

Para quem trabalha com e-commerce, uma excelente maneira de fidelizar os clientes é com a técnica de unboxing. Trata-se de montar uma embalagem customizada muito bonita, de modo a estimular os sentidos do consumidor quando ele finalmente receber o produto.

3. Faça um excelente gerenciamento de estoque

Estoque parado é, na maior parte das vezes, um prejuízo para a sua empresa. Por isso, é muito importante que você tenha um excelente sistema de gerenciamento de estoque.

O objetivo é reduzir ao máximo o tempo em que seus produtos ficarão parados no estoque, sem serem vendidos. Ao mesmo tempo, o sistema deve dar margem para que você possa comprar matéria-prima e insumos em grandes quantidades. O equilíbrio é difícil, mas possível de ser alcançado.

4. Utilize tecnologia na logística de produção e transporte

Investir em tecnologia é uma excelente maneira de diminuir os gastos da sua empresa, especialmente aqueles que são anexos à operação central da companhia, como os de logística, por exemplo.

Cada vez que a empresa consegue usar a tecnologia, seja na automação de produção, seja no gerenciamento de entrega de produtos, ela pode aumentar sua margem de lucro.

5. Reduza os seus custos em insumos para aumentar sua margem de lucro

Toda empresa tem determinados insumos para poder trabalhar. São coisas desde a luz elétrica, papéis e outros itens de escritório, como também gasolina para os carros da empresa, embalagens e água.

Todos esses insumos devem, claro, ser contabilizados como custos indiretos na produção da sua mercadoria. Por essa razão, para aumentar sua margem de lucro, é uma boa ideia reduzir esses gastos o máximo possível.

Por exemplo, a empresa pode instalar um sistema de geração de energia elétrica, o que faz com que não precise pagar conta de energia. Outra boa ideia é comprar embalagens em grandes quantidades, o que diminui o custo por unidade.

6. Controle as métricas da sua margem de lucro

Por fim, para aumentar sua margem de lucro, é importante controlar todas as métricas e indicadores que a compõem. Em parte, esse é um trabalho de diminuir números em uma planilha.

Em primeiro lugar, é importante saber como a margem de lucro é calculada (a fórmula é Margem de Lucro = (Valor do Lucro/Receitas)*100) e então entender como são calculados cada uma dessas variáveis.

Assim, você sabe como influenciá-las para aumentar a margem de lucro. Por exemplo, se você diminuir os custos de produção, consegue aumentar o valor do lucro. Dessa forma, tem uma margem maior.

Outros custos que podem ser reduzidos são os de marketing (a segmentação é uma maneira de otimizar o orçamento publicitário), os já citados insumos e os de logística e transporte.

Seguindo essas dicas, não é garantido que você conseguirá aumentar sua margem de lucro, mas é bem provável que consiga um bom resultado financeiro para a sua companhia.

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