Quando usar sacolas de papel ou caixas rígidas para embalagens?
Existem várias opções de embalagens customizadas para os produtos da sua loja, como as sacolas de papel ou caixas rígidas.
São tantas opções que, eventualmente, pode ficar difícil escolher uma alternativa para usar na sua empresa. É a história do Paradoxo da Escolha: quanto mais alternativas, mais difícil é selecionar uma opção.
Por isso, é importante estabelecer as funções e vantagens de cada alternativa para saber qual opção é mais indicada para o seu caso. Veja como escolher entre sacolas de papel ou caixas rígidas a seguir.
Vantagens das sacolas de papel
As sacolas de papel são embalagens versáteis, bonitas e com grande apelo perante o público. Veja abaixo algumas das vantagens em tê-las na sua loja:
Possibilidade de customização
Uma das principais vantagens de usar as sacolas de papel é a capacidade de customizá-las para atender às suas necessidades. Por serem de papel, as sacolas podem receber praticamente qualquer tipo de desenho, logo ou inscrição, usando impressoras.
Por exemplo, compare as sacolas de plástico com as de papel. Nas de plástico, a customização é feita pela técnica de serigrafia. Por conta disso, há um custo considerável pelo número de cores usadas no processo e uma limitação em formatos e detalhes.
Já nas sacolas de papel, a customização é feita por impressão em um equipamento específico e não tem limites: pode-se usar quantas cores, formatos ou desenhos desejar.
Fácil manuseio
As sacolas de papel são de fácil manuseio tanto para o lojista como para o cliente. Por esse motivo, são tão populares.
Para o lojista, a sacola de papel facilita o trabalho de logística por ser dobrável, leve e de fácil armazenamento.
Já para o cliente, ela é confortável, resistente e bonita. Como o papel tem uma resistência um pouco maior que o plástico (que é elástico), a sacola não machuca a mão quando se carrega peso nela.
Marketing indireto
Ao investir em sacolas bonitas e chamativas, a empresa pode expor sua marca sempre que um cliente carrega uma sacola saindo da loja e indo para casa.
Com isso, outras pessoas pelo caminho enxergam a marca da loja e podem se interessar em comprar ali, atraídas pela elegância da sacola.
Vantagens das caixas rígidas
Da mesma forma que as sacolas de papel possuem certas vantagens, as caixas rígidas também se destacam em determinadas áreas.
Veja 3 exemplos a seguir:
Maior resistência
Por mais resistentes que sejam as sacolas de plástico ou de papel, as caixas rígidas são melhores nesse quesito.
Elas são estruturadas de forma a aguentar mais peso e facilitar o transporte de produtos mais pesados.
Além disso, as caixas são comercializadas em vários tamanhos, o que aumenta o escopo de pesos que consegue transportar.
Possibilidade de reutilização
As caixas rígidas, pela beleza e formato, são facilmente reutilizáveis pelos clientes. Elas podem ser usadas para guardar biscoitos, chaves, moedas ou quaisquer trecos que se tenha pela casa.
Isso ajuda no Marketing também. Afinal, se o consumidor guardar em casa uma caixa com o logo da sua empresa, ele terá um lembrete constante de como a sua marca gerou valor para a vida dele e terá interesse em fazer novas compras.
Maior valor agregado
Além de ser reutilizável, a caixa rígida ainda agrega valor ao produto que é vendido pela loja ou empresa que a utiliza.
Isso é possível por duas frentes. A primeira delas é pela via estética, já que as caixas rígidas são decoradas de maneira muito bonita e em diversos estilos.
Assim, elas valorizam visualmente qualquer tipo de produto e faz com que ele tenha um valor muito maior para os consumidores.
A segunda frente é pela reutilização. Depois de usadas para transportar o produto, as caixas podem ser aproveitadas para diversas coisas na casa do cliente. Dessa forma, ele aproveita mais o recurso e sente que seu dinheiro foi mais valorizado.
Quando usar sacolas de papel ou caixas rígidas?
Como deu para observar, as duas opções contam com vantagens interessantes. Então como escolher entre sacolas de papel ou caixas rígidas?
Por que não usar as duas ao mesmo tempo? Isso mesmo: é possível usar tanto a sacola de papel como as caixas rígidas para o mesmo produto.
Suponha que você venderá doces ou chocolates em formatos especiais, por exemplo. Eles poderão ser apresentados na vitrine dentro de uma caixa e, depois que o cliente comprar, ele levará a caixa acondicionada dentro de uma sacola.
É claro que as caixas não combinam com todos os produtos e nem com todas as lojas. Fica difícil usá-las em supermercados ou farmácias, mas dá para adaptá-las em vários outros segmentos.
É importante lembrar que deve dominar os básicos das funções de cada produto e embalagem para saber como combiná-los. O resto acontece naturalmente.
E aí, o que achou do artigo? Aprendeu como selecionar entre sacolas de papel ou caixas rígidas para valorizar seu produto? Então entre em contato com a gente para fazer o seu pedido agora mesmo!