O que os clientes esperam encontrar em uma farmácia?
Antigamente, as farmácias tinham um padrão de funcionamento
focado na venda de medicamentos. Costumava-se trabalhar com uma
equipe reduzida, apenas de farmacêuticos que entregavam o
medicamento que o cliente buscava. Também era possível aferir
pressão, tomar algumas injeções e até fazer alguns exames mais
simples. Porém, a competitividade natural do ambiente mercadológico
exige que o empresário esteja pronto para qualquer mudança: quem
quer sobreviver, precisa estar aberto a inovações.
Para gerar mais receita, movimento e aumentar a lucratividade, as
farmácias começaram a aumentar gradativamente a oferta de produtos.
A princípio, relacionados à higiene. Depois, já era possível encontrar
cosméticos e itens de beleza que só se encontrava em perfumarias
(tintas de cabelo, maquiagem, produtos para depilação). A lógica é
bastante simples: o cliente vai à farmácia em busca de um medicamento
e lembra que precisa também de algum outro produto de higiene
pessoal. Para incentivar a compra, os empresários fazem promoções
nessas linhas de produto e treinam atendentes para auxiliar os clientes
e apresentar mais produtos que estão à disposição.
A oferta vem sendo ampliada dentro das conformidades legais,
que autorizam as farmácias a vender: cosméticos, produtos de higiene
pessoal, perfumes, alimentos relacionados a algum tipo de tratamento
ou dieta especial, produtos para a saúde com o uso autorizado para
leigos, plantas medicinais e drogas vegetais. Por mais que essa
permissão tenha limites, ainda é possível explorar amplamente a venda
de mercadorias e oferecer aos clientes muito mais itens do que
medicamentos.
Quais são os produtos que o cliente procura hoje nas
farmácias?
De acordo com o 1º Levantamento Nacional do Perfil de
Compradores em Farmácias, realizado pelo Instituto de Pós-Graduação
para Farmacêuticos (ICTQ) em parceria com o Instituto Datafolha, mais
da metade dos clientes de farmácias são mulheres e buscam por
produtos de higiene pessoal. Um dos maiores motivos para esse tipo de
demanda nas farmácias é a comodidade, já que a maioria tem poucas
filas e maior capacidade de atendimento do que supermercados. A
localização das farmácias nos bairros, centros das cidades e shoppings
também é um fator de peso, pois geralmente supermercados são de
acesso mais difícil e perfumarias existem em menor quantidade do que
as farmácias.
Esforços têm sido feitos para compreender melhor as demandas
dos clientes de farmácia e ampliar ainda mais a oferta de produtos, o
que é possível, mesmo com a existência de normas que regulam este
setor. À medida que o empresário descobre uma nova demanda, pode
atender melhor o público que já tem e ainda atrair clientes com outras
expectativas. Um exemplo são os suplementos alimentares e produtos
para praticantes de atividades físicas, antes vendidos somente em lojas
especializadas.
É preciso tirar proveito das mudanças de comportamento do
consumidor
Podemos dizer que atualmente as farmácias são um local muito
mais atrativo do que antigamente. Quebrou-se o estigma de só procurar
esses estabelecimentos em situação de doença: agora também é lugar
para quem gosta de se cuidar. Com um novo conceito, o empresário
farmacêutico pode explorar o seu negócio de inúmeras formas, criando
uma identidade forte e consolidando a sua marca no mercado.
Uma excelente estratégia de adaptação de identidade e
comunicação pode estar em um ponto que a maioria dos empresários
ignora: as embalagens! A quantidade de itens vendidos em uma
farmácia diariamente é bastante grande e isso significa mais pessoas
carregando, em seu trajeto diário, um produto que você vendeu.
Imagine em um shopping center: uma farmácia com uma embalagem
padronizada terá a sua marca exposta em vários pontos por esse local.
A quantidade de pessoas que será atingida com a imagem do seu
estabelecimento será enorme, e isso, sem considerar a possibilidade de
reutilização, que aumenta o alcance.
A personalização e o investimento em embalagens de qualidade
conseguem trazer um retorno muito interessante: consolidação de
marca, informação a clientes em potencial sobre a existência do
estabelecimento e a oferta de itens de seu interesse, e reforço de
presença no mercado para quem já é cliente. O resultado disso é o
aumento das vendas, da credibilidade e vantagem competitiva, visto que
é grande o número de farmácias que não investem em personalização
das sacolas plásticas que fornecem aos clientes após o fechamento da
compra.
A ampliação da oferta de produtos trouxe grande vantagem para
os farmacêuticos. As empresas que estiveram abertas à inovação e a
suprir as expectativas dos clientes abriram vantagem sobre as outras,
que se viram obrigadas a fechar suas portas ou a se adaptarem
tardiamente à nova realidade. Voltar a atenção para o uso das
embalagens também é inovar: por que não dar ao seu cliente algo que
ele vai gostar e que o seu concorrente ainda não faz?