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Quais são as funções da embalagem para e-commerce?

As compras pela internet são uma prática relativamente recente na sociedade. Da década de 1990 para a de 2000 pudemos observar um aumento significativo de compras pela internet, acompanhado pelo boom de um novo modelo de negócio: o e-commerce. A princípio, consumidores mais tradicionais se mostraram resistentes às compras digitais por uma questão de confiança e credibilidade. Porém, a praticidade, a viabilidade de informação sobre os produtos e as múltiplas opções de empresas que a internet nos oferece tornou impossível resistir de nos entregarmos ao consumo por meios digitais. Se antigamente o prazer da compra consistia em sair carregando a sacola ou embalagem da loja, agora a alegria vem no momento da entrega.

 

O e-commerce revolucionou não só o mercado, mas o comportamento do cliente e suas expectativas com relação a um produto. A sua jornada de compra é completamente diferente: primeiro ele se informa, depois faz pesquisa de preço e qualidade, e, depois disso, filtra as empresas por nível de confiabilidade, atendimento, rapidez na entrega e outros fatores que podem tornar a sua experiência de compra ainda melhor. Após o pagamento do produto, vem a expectativa de receber o produto no conforto de casa e até no trabalho. O momento do recebimento é crucial, pois é, na maioria dos casos, o único contato físico que o cliente terá com a empresa. Por isso, a atenção para a embalagem deve ser redobrada.

 

O transporte

A função primária das embalagens no e-commerce é proteger a integridade do produto desde a sua saída da loja até que chegue às mãos do consumidor. Não adianta uma loja online ter um super site, se na hora da entrega apresentar uma embalagem amassada, frágil e, pior ainda, com o produto danificado. Neste último caso, o “barato” sai muito caro para a empresa, que precisa arcar com todos os custos de transportes referentes à troca do produto, além de sua perda ou reparo. Por isso, é essencial analisar onde comprar as embalagens para o seu e-commerce e optar pelo fornecedor que oferece produtos reforçados, capazes de aguentar a distância média de 700 km de percurso, que é comum na realidade brasileira.

 

Consolidação da marca

Toda empresa precisa falar, independentemente de sua natureza. Podemos admitir que um e-commerce deve falar ainda mais alto, já que o universo online exige investimento estratégico em marketing. A empresa que deixa de padronizar e personalizar as suas embalagens acaba deixando passar uma oportunidade de ouro de consolidar a sua marca. Se você decide seguir o princípio do tópico anterior (utilizar embalagens reforçadas e seguras em seu e-commerce), as chances de o cliente reutilizá-las são enormes, especialmente se tiverem um layout feito com bom gosto.

 

A reutilização de uma embalagem consegue atingir um número maior de pessoas e consegue estabelecer na mente do cliente o seu logotipo. Ainda que o cliente não perceba isso, estar em sua mente é fundamental para uma futura compra, além de possíveis recomendações. Diga-se de passagem, reutilizar é extremamente benéfico para o meio ambiente e toda empresa deve (ou, pelo menos, deveria) ter responsabilidade ambiental.

 

Comunicação

 

Caprichar no design, no texto e na inserção da sua logomarca na embalagem é fundamental para reforçar a comunicação com o seu cliente. Atualmente, o consumidor espera que as empresas sejam arrojadas, ousadas e que tenham proatividade na hora da comunicação. Todo mundo gosta de exclusividade e por mais que saibamos que uma empresa automatiza a comunicação, é interessante quando isso é feito com carinho, atenção e criatividade. É certo que a sua embalagem deve ser coerente com a identidade da sua empresa.

Se você possui uma empresa que trabalha com executivos, por exemplo, não deverá utilizar uma linguagem jovem demais ou exagerar nas cores. Porém, isso não significa que não possa deixar uma mensagem inteligente impressa na embalagem, sugerindo que cada cliente é muito especial e demonstrando um atendimento quase personalizado.

 

Competitividade

Todas as funções das embalagens para e-commerce que foram abordadas neste artigo convergem para um fim maior: aumentar o nível de competitividade de uma empresa. Muitos empresários procuram formas de melhorar a sua lucratividade, aumentar o volume de vendas e o índice de fidelização sem dar a devida atenção aos detalhes. É preciso se colocar no lugar do cliente e imaginar-se recebendo um produto em casa. Uma boa embalagem em suas mãos, agradável ao toque, aos olhos e eficiente na proteção da integridade do produto que você adquiriu online, certamente reforça a sua credibilidade na empresa e é um fator que pode fazer com que ele volte a comprar de você. Tudo o que parte da empresa para o consumidor diz um pouco sobre a instituição com a qual ele estabelece um vínculo, e as embalagens não devem ser negligenciadas, pelo contrário: escolha com exigência onde comprar as suas embalagens e sacolas e proporcione sempre a melhor experiência para a parte mais importante da sua empresa: o seu cliente.

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