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Dicas para quem está abrindo uma loja

Ter o próprio negócio é sonho de muitos brasileiros. A ideia de direcionar a própria profissão de acordo com aquilo que acredita sem ter que cumprir ordens ganhando muito melhor é extremamente atraente. Realmente, a vida de empresário vale a pena, especialmente se a sua empresa apresenta chances altas de sucesso logo no primeiro momento. Porém, é preciso ter em mente que empreender é extremamente desafiador e que se trabalha muito mais do que se acredita. Afinal, o seu negócio e a sua vida se entrelaçam de uma forma incrível, se tornam um só. Por isso, é fundamental ficar atento às dicas de quem já empreendeu para evitar erros comuns que podem colocar tudo a perder e não deixar nenhuma oportunidade passar despercebida.

 

Defina a identidade do seu negócio

 

Quando falamos sobre abrir uma loja, o primeiro passo é definir o que vender. Isso a situa em um nicho/setor. Mas não é tudo. Uma loja de roupas, por exemplo, pode operar vendendo em atacado ou varejo, trabalhar com roupas femininas, masculinas, infantis, moda praia, luxo, esportes, etc. Tudo depende do público que você quer atender, do seu conhecimento sobre determinado produto e de onde deseja chegar no médio e longo prazo. O tipo de serviço que se deseja prestar também é importante, pois torna-se um diferencial. A partir daí, define-se a identidade do negócio e é preciso manter-se fiel a ela, a não ser que fatores externos impeçam o planejamento inicial.

 

Consolidação de marca

 

A partir da criação da identidade, a criação da marca acontece, e com base nisso, toda a comunicação visual e o planejamento de marketing também. A sua marca é criada para servir de referência para que clientes procurem a sua loja quando precisarem do produto que você vende. Por essa razão, é importante analisar o seu público-alvo e o tipo de mensagem que capta a sua atenção, que se conecta com ele e que abre a sua guarda para a proposta que a sua loja pretende fazer.

Lojas de roupas e calçados de luxo, por exemplo, costumam utilizar logomarcas clean, com tipografias diretas, desenhos geométricos e cores sóbrias. Lojas de roupas infantis abusam das cores e desenhos, lojas de moda praia utilizam bastante tons de cores em neon, etc. Não se cria uma marca sem definir com exatidão a identidade de um negócio.

 

Ambiente

 

A sua loja deve ser um lugar onde o seu cliente e os seus colaboradores se sintam completamente à vontade. Se você vai abrir uma loja de artigos esportivos, vale a pena utilizar um mobiliário moderno, colorido, com painéis de pessoas praticando atividade física e tudo o que insira o cliente ao universo fitness, encorajando-o a comprar mais itens ou mesmo a levar um estilo de vida mais ativo, coerente com aquilo que você vende.

Obviamente, ele dificilmente se dará conta da  forma como todo esse conteúdo age em sua mente. Ao entrar em uma loja, somos inundados de conteúdo visual, auditivo e olfativo. A impressão é causada mesmo antes de nos darmos conta e tudo precisa ser pensado com muita cautela. Empresários de sucesso compõem o ambiente de suas lojas de acordo com planejamentos específicos e objetivos definidos que desejam atingir. Basta pensar nos shoppings, que investem em difusores de aromas atraentes, músicas que incentivam o consumo, cores que despertam desejo. O ambiente é fechado para que se perca a noção do tempo e confortável o suficiente para que clientes passem todo o dia comprando sem se dar conta. A estratégia é extremamente bem-sucedida!

 

Embalagens e sacolas

 

Ao entrar em uma loja, o seu cliente começa uma jornada: ele espera ser abordado por um colaborador para atendê-lo. Enquanto a solicitação é feita e o trabalho de atendimento/venda começa, ele tomará nota de tudo ao seu redor. Caso decida ficar com o produto aguardará novamente ser conduzido para o pagamento. Sem se dar conta, ele espera que o seu produto seja embrulhado para que o transporte até a sua casa.

Nesse momento, engana-se o empresário que acha que já cumpriu com o seu dever: vender um produto. Se o cliente comprou, ele está dentro do seu público-alvo e há enormes chances de que volte a comprar, desde que seja atendido como espera (ou melhor). É preciso ter sempre em mente que comprar envolve prazer, trata-se de uma conquista, de tomar posse de um objeto de desejo para usufruí-lo. Tornar a experiência de compra prazerosa para um cliente é um dos fatores mais poderosos na hora de fidelizá-lo. Isso significa que na hora mais importante, que é a que ele recebe o produto, tudo deve estar perfeito: inclusive a embalagem!

 

Não economize em embalagens e sacolas. A qualidade do material não deve deixar sombra de dúvidas, pois o cliente irá senti-lo durante todo o percurso até a sua casa. É preciso que sinta prazer em transportar o que comprou em sua loja, e mais do que isso: orgulhar-se do pacote que leva. É preciso cuidar para que a sua logomarca esteja visível e clara, destacando-se para os demais clientes que a virem passar. Informações de contato como endereço, telefone, site e redes sociais devem estar contidas na embalagem. Ela será o melhor fechamento de sua venda, publicidade extra e uma possível ferramenta de prospecção. A sua embalagem é a cara do seu negócio!

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