Design de embalagem: como dar mais vida para a sua marca?
Para os gestores que precisam reposicionar o seu produto ou realizar um lançamento, é preciso pensar de forma estratégica no design da embalagem. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o visual da embalagem pode causar um aumento nas vendas.
Por esse motivo, é preciso investir em embalagens criativas com o objetivo de diferenciar a sua marca da de seus principais concorrentes.
Já parou para pensar quais oportunidades sua empresa está perdendo por não utilizar embalagens diferenciadas? Neste artigo mostraremos a importância do design para o sucesso do seu produto.
O que é design de embalagem?
O design de embalagem é uma área do design responsável por encontrar soluções atrativas, práticas e funcionais para as embalagens dos mais diferentes tipos de produtos, ou seja, desde roupas e produtos de higiene até mesmo de alimentos.
Quantas pessoas, por exemplo, não são capazes de reconhecer uma garrafa de Coca-Cola de longe? Apenas com esta pergunta, já é possível demonstrar o quanto o design de embalagem é importante para a identidade visual da sua marca.
Na maioria das vezes, o primeiro contato de um cliente com uma marca em específico acontece no momento da compra. A embalagem é a primeira coisa que o consumidor enxerga ao olhar para a gôndola onde está o seu produto.
Vamos pensar em uma loja de cosméticos: os esmaltes não ficam todos juntos? Ao lado dos seus principais concorrentes?
Sendo assim, a sua marca acaba tendo poucos segundos para impactar o consumidor e consequentemente, atrair a sua atenção, além de convencer o cliente de que essa é a sua melhor opção, é claro. A embalagem ideal precisa ser: atraente, funcional e capaz de apresentar as informações do produto para que o cliente não tenha dúvidas em comprá-lo.
Como posso utilizá-lo em meu negócio?
Depois de entender ao certo o que é design de embalagem, é possível que esteja se perguntando como utilizar ele no seu negócio, acertei? Isso vai depender do tipo de produto que você vende. No entanto, veja algumas opções logo a seguir:
- Pizzaria: para este tipo de empreendimento, é possível colocar cupons de desconto na tampa da caixa;
- Supermercado: devido à lei que proíbe o uso de sacolas plásticas e a grande quantidade de volumes pequenos, uma opção é investir em sacolas sustentáveis, com zíper e bolsos, para ajudar seus consumidores;
- Perfumes: embalagens perfumadas, imagens que remetem ao posicionamento do produto, podem aumentar a adesão;
- Embalagens funcionais: embalagens que facilitam alguma atividade do cliente, são grandes atrativos. Um cone de batata frita que possui suporte para os copinhos de catchup e mostarda agradam à clientela.
O importante é que você consiga agregar valor ao seu produto através de uma embalagem que transmita os valores da sua marca.
Como se diferenciar da concorrência?
Em primeiro lugar, para realmente conseguir se diferenciar da concorrência, é necessário pesquisar o que os seus principais concorrentes estão fazendo em relação ao design de embalagem.
Se o seu público é jovem e possui um estilo urbano, é possível utilizar elementos da cultura de rua, como o grafite na comunicação visual da embalagem.
Analise os seus concorrentes diretos, ou seja, aqueles que vendem praticamente as mesmas coisas que você. Não é preciso copiá-los, mas avalie o que eles estão fazendo certo, e melhore nos pontos onde eles estiverem falhando – ofereça uma solução.
Na questão de se diferenciar, não existe uma receita de sucesso ou uma fórmula mágica. Na verdade, é necessário usar a criatividade e colocar a mão na massa.
Procure estudar bastante sobre o assunto e estar sempre por dentro de tudo o que diz respeito ao design de embalagem.
Nós, da UP Box, possuímos uma equipe especializada de profissionais em embalagens que efetuam muitas pesquisas e testes para que a sua empresa tenha a melhor embalagem no mercado.
A importância de conhecer o consumidor
Tenha cuidado para não investir em um design de embalagem que não corresponda às expectativas e necessidades do seu consumido. Por isso é preciso realizar pesquisas, avaliar o comportamento, entender as mudanças do mercado, estar atento às novidades etc.
Quando estiver criando um novo design de embalagem, crie um focus group. O focus group é quando você reúne um grupo de consumidores em uma sala monitorada e coloca o produto nas mãos dos participantes, fazendo assim uma interação monitorada. O objetivo é entender quais as dúvidas e necessidades em relação ao seu produto.
Conclusão
Como você pôde ver, o design de embalagem é algo fundamental para a estratégia do seu produto.
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Tem alguma dúvida sobre embalagens? Você pode entrar em contato conosco ou compartilhar sua dúvida nos comentários. Nossa equipe de marketing está pronta para ajudá-lo.