Como criar embalagens personalizadas para o seu negócio
Você já pensou na possibilidade de criar embalagens personalizadas para o seu negócio? Se não, deveria começar a considerar essa estratégia de marketing para a sua empresa, seja de qual segmento for.
As embalagens com personalização ajudam a criar valor para seus produtos, além de contribuírem na sua estratégia de marketing e branding. Tudo isso com um baixo custo e facilidade de criação.
Quem saber como usá-las? Siga a leitura até o final.
O que são embalagens personalizadas?
Antes de explicar como criar as embalagens personalizadas para sua empresa, precisamos em primeiro lugar definir o que elas são.
Você já foi a alguma loja de shopping comprar um presente e o produto veio em uma caixa personalizada, decorada de maneira elegante? Se sim, então você já experimentou o que é uma embalagem personalizada do ponto de vista de um cliente.
Esse tipo de embalagem é dividido em sacolas ou caixas e são decoradas de maneira customizada com base na empresa que as utiliza.
A decoração pode ser feita praticamente de todas as maneiras, com grande variedade de cores, padrões ou ilustrações na personalização. Essa é, aliás, uma das vantagens de usar as embalagens de papel e papelão em relação às de plástico.
Quando personalizamos uma embalagem de plástico, a técnica usada é a de silk. Por causa disso, há limitação de cores na customização, já que o processo exige telas diferentes para cada cor, o que encarece a personalização.
Já no caso das embalagens de papel, a customização é feita com uma impressora de qualidade e altíssima definição. Por essa razão, não há limitação de cores e a embalagem fica muito mais bonita.
Por que usar embalagens personalizadas?
Gerir uma empresa é um processo constante de tomada de decisões. Cada elemento é considerado e avaliado com base nos seus prós e contras para garantir a saúde financeira da companhia.
Qual a vantagem de contar com as embalagens personalizadas na sua empresa? O que elas trazem de positivo? Veja 4 motivos a seguir.
Versatilidade
As embalagens customizadas se destacam por serem utilizadas em praticamente qualquer segmento do mercado. Desde livrarias até lojas de joias, passando por roupas, doces, perfumes, filmes, CDs, calçados e muitos outros, podem usar as sacolas e caixas personalizadas.
Portanto, a não ser que seu produto seja muito pesado, molhado ou sensível à temperatura, ele provavelmente será compatível com uma embalagem personalizada.
Branding
As embalagens personalizadas ajudam a manter uma alta qualidade e coerência visual em todos os aspectos da empresa.
A loja precisa de embalagens para oferecer ao cliente que comprar seus produtos. Isso significa que ela precisará de alguma solução visual para aquelas sacolas, mesmo que elas sejam neutras.
No entanto, sem o cuidado com a aparência das peças, a identidade visual da companhia fica incoerente e isso causa um impacto no consumidor, mesmo que ele não perceba conscientemente o que há de incongruente.
Por isso, é importante investir na customização das embalagens para manter a coerência visual em todas as peças. Além disso, a qualidade da personalização em embalagens de papel (como sacos ou caixas) é muito maior do que em peças de plástico.
Marketing
As embalagens personalizadas são excelentes oportunidades de marketing para qualquer empresa, especialmente no âmbito local. Isso porque elas funcionam como minivitrines da sua marca.
Imagine que você esteja em um shopping, buscando por um presente ideal para presentear alguém da família no Natal.
Enquanto anda pelos corredores, nota uma pessoa com uma sacola muito bonita e chamativa, de uma loja que você não conhece. Eventualmente, vê mais um ou duas pessoas com a mesma sacola.
Nessa hora, sua curiosidade será tanta que você irá até a loja para ver quais os produtos disponíveis nela. Isso quer dizer que as embalagens agiram como um canal eficaz de Marketing.
Para que isso aconteça, as embalagens precisam ser bonitas, chamativas e que comuniquem adequadamente a marca da empresa.
Maior valor agregado
Você sabe dizer se uma barra de chocolate vendida por R$-10 é cara ou barata? Talvez sim, talvez não. No entanto, sem saber a marca, qualidade e, principalmente, o tamanho da barra, fica difícil responder.
Afinal, uma barra de 5Kg por 10 reais não é caro; já uma de 100 gramas, pode ser.
Isso acontece por causa da nossa percepção de valor agregado. Um objeto com o mesmo preço pode ser considerado caro ou não, dependendo dos elementos que contribuem para a construção da sua percepção de valor.
A embalagem personalizada é um desses elementos. Ela deixa a apresentação de qualquer produto muito mais bonita e, com isso, muito mais valiosa para o consumidor.
Como criar embalagens personalizadas?
Agora que já sabemos das vantagens das embalagens personalizadas, como criá-las para uma empresa?
O primeiro ponto, claro, é decidir que a companhia usará sacolas, caixas ou ambas as opções na sua estratégia.
Em seguida, é importante trabalhar com a criação do modelo visual e comprar o equipamento necessário para fazer a impressão em altíssima qualidade das sacolas e caixas.
Para finalizar, basta montar as sacolas e caixas impressas para terminar as embalagens, usando papel de seda e fitas para um melhor acabamento estético.
Se o processo parece complicado demais, é possível contratar uma empresa para fazer as embalagens personalizadas para a sua empresa. A vantagem é que o preço disso é muito menor, já que as companhias trabalham com outros clientes e o custo é diluído no ganho em escala.
Ficou interessado? Então entre em contato com a gente e descubra como fazer as melhores embalagens personalizadas para sua empresa!