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A importância da embalagem para os seus produtos

A embalagem é o primeiro elemento a chamar a atenção do consumidor. Quando
estão no ponto de venda, diante dos produtos, o cliente será convencido através
das informações que estão na embalagem do produto.
As embalagens da Tiffany & Co. são minimalistas, pois a estratégia deles é que toda
a atenção seja depositada no produto. Foi através de todo o trabalho de
posicionamento de marca, que a empresa conseguiu estabelecer este conceito na
mente dos consumidores.
O Rolex, por exemplo, é comercializado em uma caixa cinza com o logo escrito em
dourado.
Note como a embalagem consegue transmitir a sensação de requinte e
exclusividade. Por isso é importante escolher a embalagem adequada para o seu
produto.

Melhorando a experiência de compra através da embalagem

A embalagem é capaz de causar uma sensação de diferenciação em seus
consumidores. Quando a marca desempenha bem este papel, os consumidores
acabam reutilizando as sacolas de papel nas suas atividades diárias.
Se você analisar as embalagens da Apple, verá que cada detalhe é projetado com
cuidado para transmitir as sensações de inovação e exclusividade do produto.
A facilidade na abertura, a caixa do fone (já reparou que em outras marcas, o fone
fica solto na embalagem ou é colocado em um saquinho plástico?) com as pontas
arredondados. Tudo é pensado para dar mais comodidade ao consumidor.
Aliás, se você buscar em sites especializados em comercializar produtos novos e
usados, verá usuários vendendo a caixa do iphone. A embalagem é realmente
importante.

Experiência Sensorial

A todo momento os nossos sentidos estão ativados. Ao entrar em uma loja de
perfumes, muitas marcas utilizam a mesma essência em toda a rede para criar um
padrão na mente do consumidor.
A embalagem também tem este poder sensorial, através do seu formato. Ela
transmite segurança, protege o produto e possibilita a utilização de forma
confortável.

Estas experiências sensoriais é que irão ditar o tom de voz da marca e provocar
uma diferenciação entre o seu público. É preciso realizar um estudo de mercado,
avaliando não apenas o que o seu público-alvo considera importante, mas ficar
atento ao que seus concorrentes estão fazendo.
Lembre-se que a sua embalagem está sujeita a diversas interações do consumidor,
então pense em cada detalhe para garantir o sucesso do produto.

Aguçando os sentidos através da embalagem

Existem diversas formas de estimular os sentidos do consumidor e fazer com que
ele nunca se esqueça da sua embalagem.
Utilizar aromas, principalmente com odores que possam trazer alguma lembrança
positiva, pode aumentar consideravelmente as suas vendas. Aromas de chocolate,
flores, cheiros adocicados em geral podem trazer lembranças agradáveis.
O recomendável é buscar conhecer seus consumidores a fundo para criar a
embalagem perfeita para cada perfil.

Acessibilidade através das embalagens

É importante considerar que sua empresa possui clientes de diferentes perfis e
necessidades. Pessoas cegas, por exemplo, sentem a necessidade de encontrarem
mais produtos com informações em braile.
Algumas embalagens utilizam materiais tão lisos, que deslizam facilmente pelas
mãos. Então, escolher um papel com maior aderência evita acidentes durante a
manipulação do produto no ponto de venda.

Utilize informações que façam sentido

É preciso utilizar uma linguagem que esteja de acordo com o seu público. Se você
possui um público mais jovem, é perfeitamente aceitável utilizar palavras que fazem
parte do seu cotidiano, na descrição da embalagem.
Isso acaba gerando empatia no consumidor para com a sua marca, e diminui
alguma resistência que ele possa ter no momento da decisão de compra.
Lembre-se que a embalagem é um fator importante na estratégia de Branding do
seu produto.
Nossos clientes desempenham está função muito bem. Já reparou que cada
embalagem da Chili beans é pensada exclusivamente para aquele produto? A

Coleção Cazuza carrega uma série de símbolos e elementos que representam o
artista.
Os consumidores querem se sentir representados, e através das descrições é
possível criar uma comunicação mais próxima.

Ciclo de vida da embalagem

É preciso que sua equipe de marketing esteja atenta às mudanças comportamentais
do seu público, caso contrário poderá perder participação no mercado.
Conforme o seu produto evolui, a comunicação visual da embalagem precisa
acompanhá-lo. Lembre-se sempre de fazer estas mudanças, baseado em dados e
não apenas no “achismo”.
Nem sempre o consumidor sabe realmente o que deseja, por isso existem estudos
de neuromarketing que utilizam inúmeras técnicas, entre elas o marketing sensorial,
para estimular algum tipo de comportamento no consumidor e, consequentemente,
aumentar as vendas.
As embalagens contam uma história, marcam épocas, a ponto de algumas pessoas
ressignificarem as embalagens e utilizá-las para guardar objetos menores como
jóias, fotos etc.

Mais do que uma simples embalagem

A embalagem do produto pode ser o primeiro contato que o consumidor terá com a
sua marca, seja ao caminhar pelas gôndolas do supermercado ou passar em frente
à perfumaria ao caminhar pelo shopping. A embalagem é poderosa, utilize-a com
sabedoria.
E você, está dando a devida atenção à embalagem do seu produto? Entre em
contato conosco. Podemos ajudar a sua empresa a vender mais.

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