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Como economizar com o frete dos seus produtos

Quem trabalha com vendas pela Internet precisa aprender como economizar com o frete para evitar perder clientes. Afinal, essa é a maior causa de abandonos de carrinho no e-commerce.

Para se ter uma ideia, 58% dos consumidores revelaram que abandonaram um carrinho em loja digital por causa do preço do frete, ou seja: é possível que mais da metade das suas possíveis vendas tenham sido canceladas porque o frete era caro demais.

E aí, como economizar com o frete para conseguir aumentar suas vendas? É o que veremos a seguir. Portanto, continue lendo este artigo.

Faça um acordo com transportadoras para economizar com o frete

Uma das maneiras mais seguras e confiáveis de diminuir os custos da sua loja digital com o frete dos seus produtos é negociando diretamente com as transportadoras. 

Atualmente, a transportadora mais usada pelas lojas digitais é o serviço de entrega dos Correios. No entanto, existem outras empresas que atuam no Brasil fazendo o mesmo trabalho, como a JadLog e a DHL. 

Além delas, existem empresas menores que trabalham em microrregiões, como a Grande São Paulo, Grande Florianópolis e outras regiões metropolitanas.

Para conseguir economizar com o frete, vale a pena entrar em contato com todas as transportadoras e tentar elaborar acordos que diminuam o preço do envio das encomendas.

Para isso, faça um levantamento da sua média de encomendas para cada região e converse com as transportadoras para tentar conquistar uma tarifa mais em conta por causa do alto volume de transportes.

Os Correios, por exemplo, contam com sistema de transporte especial para quem vende pela Internet. Contate a agência mais próxima para saber os requisitos e se você se encaixa nessa condição.

Se conseguir, poderá cobrar dos seus clientes um valor mais baixo de frete e gerar uma taxa menor de abandono de carrinhos, conseguindo mais vendas no processo.

Use PLPs, caso venda em marketplace

Uma das vantagens de trabalhar com vendas em marketplaces como o Mercado Livre ou o Elo7, é que eles elaboram contratos especiais com os Correios. As lojas desses sites ganham o direito de usar algo chamado PLP (Pré-Lista de Postagem).

A PLP é uma etiqueta emitida pelos Correios que vem com a identificação do vendedor, do marketplace e um código de barras do produto.

Com base nisso, o sistema eletrônico consegue rastrear mais facilmente a encomenda, além de diminuir o custo da entrega para o lojista. Na prática, o sistema funciona para incentivar as lojas digitais a fecharem mais negócios pela Internet.

Para fazer uso das PLPs, no entanto, é preciso trabalhar com algum marketplace que tenha essa parceria com os Correios e então optar por usá-las dentro das configurações da plataforma.

Use embalagens mais leves para economizar no frete

O valor do frete de uma encomenda é baseada na relação entre volume do produto enviado e distância entre o ponto de origem e de destino. Se for possível gerenciar essas duas variáveis, dá para diminuir o preço do frete.

No entanto, não é possível alterar a distância entre o ponto de origem e de destino. Afinal, não dá para mudar onde a loja fica e nem onde o comprador mora. Porém, dá para mudar o peso do produto.

Se a sua mercadoria for produzida por você, poderá tentar usar materiais mais leves para tentar diminuir o peso do produto. Caso não seja possível, a alternativa é apostar em outros elementos, como as embalagens, por exemplo.

Optar por embalagens mais leves pode ajudar a diminuir muito o peso das suas encomendas, o que faz o frete ficar mais barato. Em vez de uma caixa de papelão pesada, é possível optar por uma caixa rígida mais leve.

Uma sacola de papel, por exemplo, pode ser uma ótima substituição dependendo de alguns fatores.

Faça um bom trabalho de gestão de estoque

Para quem trabalha com produtos sob encomenda pode ser difícil criar um estoque, mas quem vende mercadoria pronta pode economizar bastante com uma gestão de estoque inteligente.

Isso porque quem tem um volume muito grande de produtos pode ter também gastos altos de estocagem. Na prática, esses gastos ficam incluídos no frete, o que deixa tudo um pouco mais caro para o consumidor.

Uma maneira inteligente de lidar com isso é criar um sistema de gestão de estoque eficiente, que ajude a entregar os produtos para os consumidores o mais rapidamente possível. Afinal, quanto mais rápida for a entrega, menor o período de estocagem e mais barato fica o frete.

Ufa, quanta coisa, não é mesmo? No entanto, não dá para relaxar. Qualquer R$ 1 que for possível economizar no frete pode ser 1%, 1,5% a menos de carrinhos abandonados e, consequentemente,  mais vendas, ou seja: qualquer esforço de economia, por menor que seja, pode trazer retornos grandes no fim de um mês ou de um ano. 

Por essa razão, vale a pena investir o máximo possível para conseguir deixar seu frete muito mais em conta que o da sua concorrência.

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