UPBOX

Segmentação de público: como usar as redes sociais para vender mais na Internet

Uma das vantagens de ter um negócio na Internet é que as ferramentas online permitem que pequenas empresas possam brigar de igual para igual com as grandes marcas. Veja a segmentação de público, por exemplo.

Essa ferramenta ajuda a aumentar a eficácia dos anúncios feitos pelas empresas ao mesmo tempo que baixa exponencialmente o preço, ou seja, por uma fração do que custa um comercial de TV, é possível ter um retorno muito, muito maior.

Ficou interessado? Então siga a leitura para saber como usar essa ferramenta em sua estratégia de marketing e aumentar suas vendas.

O que é a segmentação de público nas redes sociais?

 

As redes sociais estão entre os lugares mais populares da Internet. Só o Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários, com mais 1 bilhão no Instagram. Isso sem contar o YouTube, Twitter…

Enfim, dá para dizer que se a pessoa usa a Internet, isso significa uns 90% de chance dela estar em pelo menos uma das redes sociais.

Entretanto, conseguir encontrar a pessoa certa para dialogar nesse mar de gente é, de certa forma, como procurar uma agulha em um palheiro. São tantas pessoas, que fica muito difícil ser ouvido em meio a tanto ruído.

É para consertar essa situação que existe a segmentação de público. Trata-se de uma ferramenta que é capaz de direcionar uma mensagem para um público específico usando dados disponíveis online.

Suponha que você tenha uma empresa que vende chocolates, por exemplo, e está chegando o Dia dos Namorados. Não faz sentido mandar um cupom de desconto para quem não esteja em um relacionamento afetivo, correto?

Com a segmentação de público, é possível enviar sua mensagem nas redes sociais apenas para as pessoas que estejam namorando.

Da mesma forma, é possível usar a segmentação com outros critérios como:

  • idade;
  • localização;
  • nível de estudo;
  • cargo de trabalho;
  • renda mensal;
  • interesses pessoais;
  • páginas que curte;
  • nível de interação.

 

Isso permite que qualquer empresa consiga encontrar o público perfeito para o seu produto sem precisar gastar muito com anúncios na Internet.

Qual a vantagem de usar a segmentação em seus anúncios?

 

Vamos imaginar que você resolva contratar um anúncio no intervalo da novela de maior audiência do Brasil para promover a sua farmácia.

O custo de uma peça de 30 segundos em um dia no horário nobre de maior audiência da TV é de aproximadamente 710 mil reais.

Agora, suponhamos que 60 milhões de pessoas estavam vendo TV no momento. Desses, 50% foram ao banheiro durante a propaganda, 30% estavam no celular e 10% estavam distraídos com outras coisas.

Portanto, apenas 10% efetivamente viram o anúncio, ou seja, 6 milhões de pessoas. Desse percentual, 50% não estavam doente e, por isso, não prestaram atenção no conteúdo, 40% moram longe da cidade onde fica sua farmácia e, portanto, não podem se tornar clientes.

Dessa maneira, sobram 600 mil pessoas.

Dessas 600 mil pessoas, 40% não têm costume de comprar remédios regularmente e, quando o fazem, optam pela farmácia do seu convênio. Outros 30% já são clientes regulares de alguma farmácia e 15% não gostaram do anúncio.

Restaram, portanto, 96 mil pessoas assistindo o comercial e que poderiam ter interesse na sua farmácia. No entanto, você gastou 710 mil reais, algo como R$-7.395 por pessoa.

A ação saiu cara e não trouxe retorno o suficiente porque não foi focada e desperdiçou a maior parte do público atingido, ou seja: dos 60 milhões, apenas 0,16% eram potenciais consumidores.

Se a farmácia tivesse focado em atingir essas pessoas pelas redes sociais, ela poderia segmentar o seu anúncio com base na localização e, portanto, só falaria com quem é da mesma região.

Isso diminuiria consideravelmente o custo das ações e aumentaria bastante a sua eficácia.

É possível, por exemplo, pagar menos de R$-5 mil em uma estratégia completa de anúncios nas redes sociais e ter um retorno muito maior do que um comercial de TV em horário nobre.

Como fazer anúncios mais eficazes com a segmentação?

 

Se você se interessou em usar a segmentação de público para vender mais na sua loja online, é preciso ter duas coisas em mente.

A primeira delas é a sua persona. Ela é o perfil do seu cliente perfeito. Cada produto ou serviço que você vende pode ter uma persona diferente.

Por exemplo, imagine uma hamburgueria, que pode ter duas personas: uma vegana, para lanches com hambúrguer sem carne, e outra para sanduíches com carne bovina.

A segunda coisa a ter em mente são os pontos de dados que definem a sua persona. Veja o exemplo da hamburgueria e o cliente vegano, por exemplo.

Um dos pontos de dados é a sua localização (deve ser alguém que mora na região da hamburgueria). Outro ponto é fazer parte do público que frequenta esse tipo de  estabelecimento (jovem, com emprego). A seguir, claro, deve ser vegano.

São pelo menos 3 ou 4 pontos de dados que definem exatamente a persona e ajudam a segmentar o anúncio. Isso diminui o total de pessoas que verão aquela mensagem (baixando os custos) e aumenta a eficácia.

Em resumo, a segmentação de público permite que você invista o dinheiro de marketing em quem realmente tem interesse no seu produto, de modo a gastar menos e vender mais. Parece ótimo, não é?

Se você gostou deste artigo e quer receber mais dicas úteis como esta, curta nossa página no Facebook para acompanhar o que postamos por lá!

Comentários do facebook