4 dicas para vender mais online
Todo dono de um e-commerce quer vender mais. Quem não deseja ter um faturamento 10, 15% maior do que teve no ano anterior?
O problema, certamente, é descobrir como conquistar esse resultado. Afinal de contas, existe algo que a sua loja digital possa fazer para aumentar o número de vendas?
É claro que sim! Apesar de não haver um método 100% garantido de se obter mais vendas (é algo que depende do segmento, momento do mercado e outros fatores impossíveis de controlar), existem algumas abordagens que vão favorecer o seu ambiente de negócios e, inevitavelmente, trazer mais vendas para seu e-commerce.
Quer saber quais são essas estratégias? Então, continue lendo!
1) Conheça sua persona para vender mais online
Uma venda é composta por três elementos básicos: um vendedor, um produto e um comprador. O segredo para fazer um negócio acontecer é entender como mover estes três elementos na direção certa.
Como você é o vendedor, deverá estudar a sua persona, ou seja, o seu público ideal. Ele vai diferenciar de segmento para segmento e, em muitas ocasiões, uma mesma loja terá 3 ou 4 personas diferentes.
Imagine que você tenha uma loja digital que venda colchões. Uma das suas personas pode ser um homem de meia idade, que sente dores nas costas causadas por um colchão velho e inadequado.
Outra persona pode ser um jovem casal, ambos com 25 anos de idade, que está pensando em montar a primeira casa antes do casamento. Cada uma dessas personas tem interesses diversos e busca por produtos diferentes (e ser persuadido com argumentos distintos também).
Por essas razões, você precisa estudar muito bem quem são as suas personas, entender quais são suas necessidades, onde elas estão, e como poderá se comunicar adequadamente para conseguir fechar negócio com elas.
2) Estude profundamente o seu produto à venda
Lembra que os três elementos de uma venda são vendedor, produto e comprador? Se você é o vendedor e nós já falamos sobre o comprador no tópico anterior, falta abordar o produto, não é mesmo?
Além de entender quem é a sua persona e, principalmente, qual a dor que ela tem, você precisará saber como o seu produto poderá ajudá-la. Vamos explicar, voltando ao nosso exemplo anterior.
Imagine que tanto o senhor de idade quanto o jovem casal entram na sua loja com a intenção de comprar um colchão. Você não oferecerá o mesmo produto para ambos, claro!
Se o senhor de idade tem dores nas costas, talvez ele precise de um colchão ortopédico. Já o casal, como está montando uma casa, vai querer uma opção com molas ensacadas, que absorve o movimento de cada um deles.
Se você conhece bem seus produtos, saberá como eles ajudarão a resolver o problema de cada cliente. E, se conhece suas personas, saberá como transmitir essa informação a elas.
Esses dois elementos ajudarão sua loja digital a fechar muitas vendas.
3) Invista em anúncios segmentados nas redes sociais
Se você deseja vender mais online, precisará investir um pouco de dinheiro, pois é assim que os negócios na Internet acontecem.
Hoje em dia, existem duas principais plataformas de anúncios online: o Facebook e o Google. A vantagem é que ambas contam com uma ferramenta incrível: os anúncios segmentados.
Imagine que você ainda tenha aquela loja de colchões do primeiro exemplo. Agora, imagine que bom seria se você pudesse enviar uma mensagem direta para todos os idosos com dores nas costas, apresentando seu novo colchão ortopédico.
Provavelmente você venderia além das expectativas, correto? Esse é o tipo de anúncio segmentado.
Usando as opções de segmentação do Facebook e Google, você faz com que sua mensagem chegue exatamente a quem precisa recebê-la, aumentando a eficácia dos seus anúncios e, por consequência, sua taxa de conversão.
4) Agregue mais valor aos seus produtos
Você sabe qual a taxa de abandonos de carrinho da sua loja virtual? Se sim, quantos desses abandonos poderiam ser evitados?
Um dos principais motivos para o abandono de carrinho é o frete. Outro motivo é a percepção de valor do comprador, que pode pensar: “Por que eu vou comprar nessa loja digital, se posso encontrar valores diferenciados em outro lugar?”.
Caso você queira vender mais online, precisará agregar mais valor em cada um dos seus produtos. Existem muitas maneiras de fazer isso. Usar uma embalagem personalizada, por exemplo, é uma delas.
Oferecer cupons de desconto também é uma ótima opção. Você ainda pode orientar seu público sobre como os seus produtos são feitos, através da embalagem (à mão ou com material sustentável, entre outros).
Existe uma série de opções e estratégias que ajudam a fazer com que seus produtos se tornem mais valiosos perante o seu público. Aplique-as!
Como pudemos observar, não basta ter produtos de qualidade e um preço justo por eles para que aumente sua venda online. É preciso dedicação, planejamento e uma estratégia eficaz para aumentar seu faturamento nesse mar de concorrência, que é a Internet.
Se você gostou deste artigo e acha que ele oferece dicas úteis para vender mais online, deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre essas estratégias!