6 dicas para se preparar e vender mais na Black Friday
Não existe nenhuma empresa que não queira saber como vender mais na Black Friday. Desde que o evento se popularizou no Brasil e entrou de vez no calendário de vendas nacional, lojas de todos os tamanhos se perguntam como explorar ao máximo essa data.
A Black Friday, de fato, é um evento incrível para quem quer vender mais no fim do ano. Para algumas empresas nos EUA, por exemplo, a data é o suficiente para garantir que a loja fechará com lucro no ano.
Para vender mais na Black Friday, o segredo é se preparar adequadamente tanto em termos de estoque quanto em estratégia. Quer saber como? Veja a seguir.
1. Prepare o seu estoque para vender mais na Black Friday
O primeiro passo para se preparar para a Black Friday é garantir que o seu estoque de produtos estará em boas condições para lidar com a alta demanda do evento.
Isso se faz necessário, pois o estoque preparado dá mais flexibilidade para traçar estratégias de venda. Quer ver um exemplo?
Imagine uma loja que venda produtos esportivos. Se ela tiver um bom estoque de bolas de futebol, pode tanto oferecer grandes descontos na mercadoria quanto inserir as bolas em uma estratégia de cross-sell (falaremos mais sobre isso a seguir).
Por essa razão, comece a sua preparação verificando seu estoque. Analise os resultados do ano passado e faça uma estimativa de quanto você venderá na Black Friday com base no seu crescimento de vendas desse ano.
Aproveite, inclusive, para comprar os produtos do estoque em grande quantidade, conseguindo, dessa forma, bons descontos (o que tornará sua Black Friday mais lucrativa).
2. Reforce o site para lidar com o aumento de acessos
Uma das características da Black Friday é que a demanda é enorme. Todos os consumidores interrompem o que estão fazendo para curtir as ofertas e descontos do dia. Existem alguns que guardam dinheiro o ano todo para essa ocasião.
Portanto, se você quiser aproveitar e vender mais na Black Friday, reforce o seu site para o evento, de modo a garantir que ele não ficará fora do ar no dia.
Para isso, entre em contato com o seu servidor e investigue a possibilidade de contratar uma quantidade de tráfego maior durante o fim de semana da Black Friday, garantindo, assim, que não perderá nenhum negócio por falhas técnicas.
3. Diversifique os meios de pagamento para vender mais na Black Friday
A Black Friday vem se tornando, ano após ano, um dos eventos mais importantes do calendário comercial brasileiro. Isso significa que as pessoas aguardam pelo dia o ano inteiro.
No entanto, nem todo mundo guarda dinheiro para aproveitar as ofertas da Black Friday. Por isso, é importante oferecer flexibilidade no pagamento para não perder nenhuma venda.
Se possível, ofereça pagamento em cartão de crédito, débito, dinheiro, Paypal, parcelamento e todas as formas possíveis para garantir que nenhuma venda será cancelada por falta de flexibilidade.
4. Use estratégias cross-sell e upsell para vender mais na Black Friday
Uma das maneiras de vender mais na Black Friday é usar de estratégias cross-sell e upsell. Essa é, aliás, a estratégia mais usada no exterior para essa data.
Cross-sell é oferecer ao consumidor um produto que complementa aquele que ele já vai comprar, enquanto upsell é oferecer um produto melhor do que o que o consumidor escolheu.
Um exemplo simples de se entender: imagine que você vai em uma lanchonete e pede um sanduíche e um refrigerante médio. O atendente oferece a você: batatas fritas de acompanhamento por mais R$ 1 e um refrigerante grande por mais R$ 0,50.
Oferecer a batata frita (produto complementar) é cross-sell. Já o refrigerante maior (melhor do que o escolhido) é upsell.
Por isso é importante preparar o seu estoque antes do evento, de modo a poder elaborar as estratégias de cross-sell e upsell adequadamente.
5.Invista em anúncios segmentados e remarketing no evento
A Internet é uma ferramenta muito poderosa para as vendas, especialmente na Black Friday. Por isso, invista nela para conseguir vender mais durante o evento.
Duas técnicas que você não pode negligenciar na Black Friday é a segmentação de anúncios e o remarketing.
A segmentação de anúncios consiste em direcionar seu material publicitário para o público-alvo perfeito para ele. Vamos voltar ao exemplo da loja de material esportivo. Ela pode criar um anúncio com camisetas de um time de futebol específico e segmentá-lo exclusivamente para os torcedores daquela equipe, o que aumenta as chances de vendas.
Já o remarketing consiste em elaborar anúncios exclusivos para quem já fez alguma interação com o seu site. Por exemplo, um torcedor de um time entrou no seu e-commerce e colocou a camiseta do clube no carrinho, mas não comprou. Então, na Black Friday, você pode emitir um anúncio para aquela pessoa, com um desconto no uniforme para que ela finalize a compra.
6. Invista em embalagens personalizadas para a Black Friday
O marketing online é muito importante na Black Friday, mas não esqueça das ações offline. Afinal, é importante impactar as pessoas na rua para conquistar mais vendas. E você pode fazer isso com embalagens personalizadas.
Invista na produção de sacolas especiais para a Black Friday, com o nome e endereço da sua loja. Assim, sempre que uma pessoa comprar um produto naquele dia, ela exibirá a sacola para as pessoas na rua, que, certamente, vão querer conhecer as ofertas na sua empresa.
Seguindo essas dicas, você conseguirá vender mais na Black Friday sem nenhum problema. Assim, você aproveitará o dia, aumentará seu faturamento anual e poderá se preparar melhor para o Natal.
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